sexta-feira, 20 de março de 2009

Inauguração do Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência

Serão oferecidas oficinas de arte, esporte, lazer, etc.

A pessoa com deficiência tem potencialidades e dificuldades como outra qualquer. Políticas públicas adequadas consistem em reforçar e favorecer o desenvolvimento dessas potencialidades e proporcionar o apoio necessário às dificuldades. Nesse sentido, o Governo da Cidade de Embu das Artes, em parceria com o Instituto São Paulo – Associação Cristã de Cultura, Formação e Educação –, tem a honra de convidar você e sua família para a cerimônia de inauguração do Centro de Convivência para Pessoa com Deficiência.

Dia 23 de março, às 9 horas na Alameda Fernando Batista Medina, 392- Centro

O objetivo do Centro de Convivência é garantir integralmente o direito da pessoa com deficiência à educação, ao esporte, à cultura e à convivência social. Realizadas por uma equipe interdisciplinar, as atividades do Centro de Convivência serão fundamentadas nas habilidades adaptativas, identificando potencial, competência e necessidade de cada jovem, valorizando as experiências de todos(as) os(as) envolvidos(as). Serão trabalhadas as áreas de comunicação, cuidados consigo mesmo, vida doméstica, relações interpessoais, habilidades acadêmicas, autodeterminação, lazer, saúde, segurança e trabalho.

O Centro de Convivência vai atender 44 jovens de 18 anos ou mais, bem como seus familiares, quatro vezes por semana durante quatro horas diárias, nos períodos da manhã e tarde. O espaço contará com mais de 15 profissionais, incluindo educadores e equipe técnica, além de contar com salas de música, artes, expressão e movimento e de atividades da vida diária. Em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), serão oferecidas oficinas de culinária aos participantes, seus pais e comunidade do entorno em uma cozinha totalmente equipada. E para garantir a participação dos jovens nas atividades do Centro de Convivência, será disponibilizado transporte gratuito ida e volta.

Oficinas oferecidas

Atividades da Vida Diária
Higiene pessoal, cuidados consigo mesmo, culinária, organização dos espaços no qual ele(a) vive, noções de compra, rotina, independência, locomoção; noções ambientais, como plantio, cultivo de verduras e hortaliças, preservação do meio ambiente, coleta seletiva, reciclagem, entre outras.

Artes
Todas as linguagens artísticas: teatro, música, expressão corporal, artesanato, mosaico, pintura, bordado, fuxico, bijuteria, decoupagem, grafite, hip hop, silk screen etc.

Oficina de Esporte, Atividades Físicas e Recreação e Lazer
Esporte adaptado, jogos cooperativos, jogos adaptados, recreação, dança, ginástica, atividades circenses, esporte radical, caminhada monitorada, esporte de rendimento, brincadeiras, lutas, atividades externas (passeios, apreciação de jogos e participação em competições).

Música
Apreciação, ritmo, coral, construção de instrumentos musicais reciclados etc.

Atividades de segunda a quinta-feira das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
Sexta-feira: Planejamento e formação de equipe

Centro de Convivência para Pessoa com Deficiência
Alameda Fernando Batista Medina, 392 – Centro
Cep 06803-460
Telefone: 11 4785-3588

Nenhum comentário: