quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Bicicleta especial criada por alagoano é testada em Maceió

Designer alagoano recebeu prêmio nacional pela criação de bicicleta para pessoas com deficiência.
No ano passado, o designer e estudante de Arquitetura alagoano Rodrigo Motta, 34, conquistou a medalha de bronze no Prêmio Idea Brasil 2009, na categoria estudante (nacional e internacional), pela criação de uma espécie de bicicleta ergométrica adaptada para pessoas com deficiência, batizada de Flexibility Cycle.

Na semana passada, pouco mais de um ano após a premiação, o objeto portátil que, acoplado a uma cadeira de rodas, permite movimentos de fisioterapia através de um sistema mecânico, finalmente saiu do papel e se transformou em realidade.

O protótipo da bicicleta foi construído em São Paulo e a partir de amanhã será testado inicialmente em Maceió, em locais como o Centro de Reabilitação do Sesi, Centro de Fisioterapia da Santa Casa, Adefal, Cesmac, Faculdade de Alagoas (FAL) e Faculdade Integrada Tiradentes (FITS).

“A bicicleta irá ficar uma semana em cada um desses locais para atender pessoas com deficiência e pacientes idosos ou com imobilidades temporárias, tudo com o acompanhamento do fisioterapeuta Elson Ferrer. Após os testes e possíveis ajustes, ela poderá ser finalmente comercializada”, explicou Rodrigo Motta.

O protótipo da bicicleta foi desenvolvido por um ex-executivo da Multinacional Bosch e produzido pela empresa Studio 76 Design, em Salto, São Paulo, depois que o empresário paulista Marcelo Maggioli propôs sociedade ao designer alagoano.

Segundo fisioterapeutas que tiveram acesso a invenção, a bicicleta que funciona com movimentos automáticos pode auxiliar no tratamento fisioterápico de pessoas paraplégicas, idosos e pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral. Mais informações no site www.studio76design.com.br.

Fonte: http://www.alagoas24horas.com.br/ e http://www.deficienteciente.com.br 25/08/2010
Matéria postada no blog da APNEN: 26/08/2010

Nenhum comentário: