sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas encerra o calendário da modalidade em 2016

Por CPB

Alaor Filho/MPIX/CPB
Imagem
As mulheres participaram na disputa por equipe nos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Começa nesta sexta-feira, 18, o Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas. O evento nacional será disputado até o dia 20 de novembro no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, e contará com 44 atletas de cinco estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. A competição encerra o calendário do ano e definirá o ranking brasileiro de 2016.

O coordenador técnico da esgrima em cadeira de rodas, Válber Nazareth, ressalta que o Campeonato Brasileiro será uma competição de alto nível técnico. "Este ano foi de Jogos Paralímpicos e precisamos analisar se os selecionados manterão o bom rendimento e se teremos novos talentos. Agora começa um novo ciclo", ressaltou o dirigente, eleito neste mês um dos integrante do Comitê Internacional de Esgrima de Cadeira de Rodas da Iwas, entidade que representa a modalidade no mundo.

Entre as atletas que disputarão o Nacional em São Paulo está Karina Maia (ADFP/PR). Ela integrou o grupo de oito brasileiros que participaram dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A paranaense de Curitiba começou a praticar esgrima em 2014 e foi medalha de prata no Regional das Américas deste ano. "Eu não tenho palavras para descrever como é disputar uma Paralímpiada. Agora é dar seguimento à minha carreira, brigar para estar no pódio e tentar me manter na Seleção Brasileira ", concluiu.

Com a melhor campanha entre os brasileiros na Rio 2016 - saiu nas quartas de final da espada B - Jovane Guissone (Asasepode/RS) faz um balanço positivo deste ano e pretender coroar ele com mais dois ouros. "Eu estou feliz pela minha temporada. Foi um ano sofrido, com lesão, e mesmo assim eu me mantive entre os melhores. Uma pena que a medalha no Rio de Janeiro não veio, mas estou de cabeça erguida e quero escrever o meu nome nesse Campeonato Brasileiro com mais duas conquistas", disse o atleta, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012.

Serviço
Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas - São Paulo (SP)
Data: 18, 19 e 20 de novembro
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro - Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, São Paulo (SP) - ao lado do São Paulo Expo

Horários
Sexta: 9h às 17h
9h: Florete Masculino e Espada Feminina – Categoria A
13h: Florete Masculino e Espada Feminina – Categoria C
14h00: Espada Masculina e Florete Feminino – Categoria B
16h00: Sabre Masculino e Feminino – Categoria A
17h00 Final das provas realizadas no dia Cerimônia de Premiação

Sábado: 9h às 17h
9h: Espada Masculina e Florete Feminino – Categoria A
13h: Espada Masculina e Florete Feminino – Categoria C
14h: Florete Masculino e Espada Feminina – Categoria B
16h: Sabre Masculino e Feminino – Categoria B
17h: Final das provas realizadas no dia e Cerimônia de Premiação

Domingo – 8h às 13h
8h: Provas por Equipe Masculina e Feminina
8h: Sabre Masculino e Feminino – Categoria C
13h: Final das provas realizadas no dia e Cerimônia de Premiação

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: