terça-feira, 1 de novembro de 2016

Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 abre 'supernovembro' de esporte paralímpico em São Paulo

Por Ivo Felipe

Alaor Filho/MPIX/CPB
Imagem

O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, será palco de uma série de competições a partir desta terça-feira, 1. O "supernovembro" dá início às competições já com vistas ao novo ciclo paralímpico, que culminará nos Jogos de Tóquio 2020. A primeira delas será a Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 (para cegos), que marca a volta dos principais craques da modalidade às quadras após a medalha de ouro nos Jogos Rio 2016.

Doze equipes compõem o evento organizado pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV). Entre elas a atual campeã AGAFUC (RS), que conta com Ricardinho, um dos melhores jogadores do mundo. Seu grande rival é o ICB (BA), cujo principal nome é Jefinho, artilheiro dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. As partidas têm início nesta terça, sempre às 8h30, e vão até domingo, 6. A tabela completa pode ser vista aqui.

A partir de quinta-feira, 3, será a vez da IV Copa Brasil de Pares e Equipes de Bocha. O torneio terá nomes como Dirceu Pinto, Eliseu dos Santos, Evani Calado e Evelyn de Oliveira - todos medalhistas na última edição da Paralimpíada. Os pares foram responsáveis pelos dois pódios do Brasil no Rio: ouro no BC3 e prata no BC4.

"É muito bom ver o Centro de Treinamento movimentado, sobretudo servindo aos atletas brasileiros - sejam das Seleções ou de clubes. Eles terão a oportunidade de disputar os Nacionais que ocorrerão nos próximos dias, e isso marca o início de uma nova fase, em que poderão competir nos melhores equipamentos esportivos do mundo e poderão ter suas melhores performances", disse Edilson Alves da Rocha, o Tubiba, diretor-técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro.

No fim de semana seguinte, de 11 a 13, haverá ainda a terceira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação. A competição encerra o calendário do principal evento do paradesporto brasileiro. O Troféu Sergio Del Grande, uma das mais tradicionais competições paralímpicas do país, será realizado entre os dias 12 e 16, com disputas em sete modalidades.

Em seguida, a esgrima terá sua versão do Campeonato Brasileiro, entre os dias 18 e 20 deste mês. Por fim, o CT recebe as Paralimpíadas Escolares, de 22 a 25 de novembro, e o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas, de 29 de novembro a 4 de dezembro, encerrando o movimentado mês do calendário paralímpico.

"Será também uma grande oportunidade para o público de São Paulo poder curtir a energia do esporte paralímpico de perto!", completou Tubiba.

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: