segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Idosa com deficiência visual enfrenta limitações e caminha 7 km no Círio

Maria Paulina de Oliveira, de 80 anos, perdeu a visão devido a diabetes.Ela foi acompanhada durante todo o percurso pelo marido, Izibino Castro.

Dominique Cavaleiro Do G1 Santarém

   Maria Paulina e Izibino Castro caminharam os 7 quilômetros do Círio (Foto: Dominique Cavaleiro/G1)
  Maria Paulina e Izibino Castro caminharam os 7 quilômetros do Círio (Foto: Dominique Cavaleiro/G1)

Sob um sol forte, cercada por uma multidão de fiéis e com deficiência visual, a aposentada Maria Paulina de Oliveira de 80 anos enfrentou as limitações e caminhou 7 quilômetros no Círio de Nossa Senhora da Conceição, neste domingo (27), em Santarém. A razão maior de estar ali não era pedir alguma graça e sim, agradecer as bênçãos alcançadas.

A devota relatou que há alguns anos perdeu a visão por complicações ocasionadas pela diabetes e mesmo assim, fez questão de participar do Círio.“Eu vim agradecer a Deus e à Nossa Senhora pela minha vida, minha saúde. Eu faço todo percurso caminhando. Em anos anteriores eu vinha andando da Igreja do Santíssimo, mas agora eu não enxergo mais nada”, afirmou a idosa.

A aposentada foi acompanhada e guiada durante todo o percurso pelo marido, Izibino Castro, de 85 anos.

O casal estava entre as 209 mil pessoas que participaram da 98ª edição do Círio de Nossa Senhora da Conceição.

Círio da Conceição
O Círio de Nossa Senhora da Conceição é realizado todos os anos no mês de novembro durante a programação das Festividades da santa, que é padroeira da Diocese. O Círio é o maior evento religioso da região oeste do Pará. Milhares de fiéis participam da procissão que tem duração de quatro horas e percorre três das principais avenidas da cidade (São Sebastião, Cuiabá e Tapajós).

O momento é aproveitado por muitos para agradecer graças alcançadas com intercessão de Maria e fazer pedidos. Os devotos geralmente agradecem pagando promessas das mais variadas formas: uns carregam miniaturas de objetos, outros se vestem de santa, crianças são vestidas de anjo e tem fiéis que preferem acompanhar o Círio na corda - considerada o "cordão umbilical" que liga a Mãe Maria aos filhos.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: