quarta-feira, 9 de novembro de 2016

National Car Rental dá dicas de acessibilidade

 carros-adaptados-permitem-a-conducao-por-pessoas-com-deficiencia-sem-que-a-estrutura-do-veiculo-seja-alterada
Carros adaptados permitem a condução por pessoas com deficiência, sem que a estrutura do veículo seja alterada

A locadora de automóveis National Car Rental também conta com carros para pessoas com necessidades especias, como veículos com controles manuais, aceleradores especias, extensores de pedais e também vans adaptadas com elevadores para cadeirantes. Essas pessoas requerem atenção especial na hora de viajar. Pensando nisso, a empresa elaborou algumas dicas e destinos que oferecem maior acessibilidade a este público. Confira algumas delas:

Hospedagem – Seja detalhista. Ao fazer a reserva em um hotel, por exemplo, explique a real necessidade da pessoa. Quanto mais detalhes, melhor o hotel adaptará o ambiente. Vagas de estacionamento, cadeiras de banho, botões dos elevadores e até um degrau de escada podem ser bem adaptados com antecedência.
Entretenimento Procure opções com acessibilidade. Para o deficiente visual, por exemplo, no lugar de um museu em que apenas o título da obra está escrito em braile, será muito mais prazeroso visitar um jardim sensorial, disponível em alguns parques, como em Iselin (Nova Jersey) ou Jardim Botânico (Rio de Janeiro). Outra opção são as galerias táteis, como a existente no Museu do Louvre (Paris) e na Pinacoteca (São Paulo).
Destinos Berlim recebeu em 2013 o prêmio de “Cidade Acessível” concedido pela Comissão Europeia e pelo Fórum Europeu da Deficiência, e conta com estações de metrô adaptadas para cadeirantes, além de museus sensoriais como o Neues Museum. Já em Barcelona é possível fazer city tours em ônibus de dois andares adaptados.
Broadway A The Broadway League criou uma ferramenta onde estão listados todos os serviços de acesso disponíveis nos espetáculos na região de Nova York. No aplicativo há um filtro na hora de buscar um show que mostra os que têm, por exemplo, legendas, dispositivos de áudio descritivos, locais com estacionamento nas proximidades, se é apropriado para autistas e se há escadas rolantes, entre outros. Alguns locais listam até o tamanho das portas de entrada e altura do filtro de água. Além disso, os principais museus de Manhattan oferecem além de cadeiras de rodas e bengalas, equipamentos de som com descrição das obras, para serem usados por deficientes visuais.
Economia Não necessariamente um portador de necessidades especiais gastará mais dinheiro para viajar. Porém, os custos podem aumentar conforme as adaptações que o turista precise fazer para usufruir de maneira prazerosa a viagem. Como não são todos os locais que oferecem acessibilidade, a oportunidade de escolha é menor, por isso é necessário priorizar lugares que possuam soluções para as necessidades individuais do viajante.

Nenhum comentário: