quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Toyota Etios Sedan Automático

O que já era bom, agora ficou perfeito !



Quando foi lançado, inaugurando a fábrica da Toyota em Sorocaba/SP, o design do Etios não agradou muito os consumidores. Mesmo aqueles que já eram adeptos da marca japonesa. O carro não era assim... tão bonito quanto os outros da mesma categoria disponíveis no mercado nacional. Não só por fora, mas por dentro também ele foi meio, diríamos, incompreendido... seu painel com velocímetro e todas as informações colocadas no centro e não na frente do motorista que o diga. Mas, com o tempo, as qualidades do modelo falaram mais alto que sua beleza e o Etios foi, pouco a pouco, conquistando seu espaço. Afinal, o modelo podia não ser tão bonito assim, mas carregava com ele todo DNA da Toyota e sua tecnologia. Isso significa que o “patinho feio” da marca oferecia muita segurança, baixo consumo, espaço interno, ótimo porta-malas, baixo índice de manutenção e preço acessível. Enfim, basicamente tudo que o consumidor busca num automóvel.

Quando foi lançado, tanto o modelo sedan quanto o hatch, não ofereciam opção: vieram apenas com câmbio mecânico. E com o tempo, ao ponto em que o Etios foi caindo nas graças do consumidor por tudo que oferecia de bom e sua excelente relação custo x benefício, o fato de não possuir a opção de câmbio automático, frustrou os consumidores com deficiência, que ficaram aguardando ansiosamente o momento em que a fábrica pudesse oferecer essa opção ao mercado. E esse momento finalmente chegou: em junho de 2016 a Toyota lançou a versão do Etios com uma bela reestilização interna e até o painel está de cara nova, digital e com informações do computador de bordo. O modelo também ganhou alguns detalhes estéticos por fora, como rodas novas, itens cromados de acabamento e a antena do teto e finalmente... O Etios veio com câmbio automático !!! Se o Etios mecânico já era bom, imagina o automático ? Essa frase se tornou comum entre os consumidores e atendendo a eles que a Revista Reação, mais uma vez em parceria com a Toyota (fábrica) através do seu departamento de Vendas Diretas/Especiais, que nos cedeu um modelo Etios Sedan Automático, está trazendo a pedido dos leitores, essa matéria de avaliação e test-drive do modelo que chegou no meio deste ano e está sendo sucesso de vendas junto ao público com e sem deficiência. Para a realização dos testes, adaptamos o Etios Sedan Automático com uma alavanca de freio e acelerador e um pomo giratório no volante, cedidos pela adaptadora de veículos para PcD, parceira da revista, a La Macchina, representante da marca italiana Guidosimplex, que fica na Vila Mariana, zona sul da capital paulista.

Dirigibilidade, visibilidade, conforto e desempenho

    

Com motor 1.5 e a nova transmissão automática de 4 velocidades, com tecnologia moderna e de trocas suaves, o Etios é muito econômico, tem média de 14 Km/l na estrada e 12 Km/l na cidade. Gostoso de dirigir, confortável e espaçoso para sua categoria, o Etios pode ser considerado um “Corolinha”, como muitos o chamam. Porém, não se deixe enganar: o modelo tem personalidade própria. A direção é elétrica, macia e leve. Ágil na cidade e seguro na estrada, com boa estabilidade nas curvas, o Etios Sedan tem ótimo desempenho e respostas rápidas. Além de controle de velocidade de cruzeiro. E como todo sedan, oferece boa visibilidade e condução.

Acessibilidade e transferência

   

A altura do carro – dentro da categoria sedan – é perfeita para a transferência. Nem tão baixo e nem tão alto, permite uma transferência tranquila. Um ponto a ser destacado pela maioria dos cadeirantes que fizeram os testes, é que o bom ângulo de abertura de portas. Isso permite uma boa transferência da cadeira para o carro e do carro para a cadeira, e praticamente no mesmo nível de altura dos assentos, até porque isso se torna facilmente regulável, com o ajuste de altura do banco do motorista. O espaço interno para o motorista é muito bom, mesmo depois de instaladas as adaptações. Destaca-se também o espaço interno para os passageiros do carro, mesmo os do banco de trás. Os comandos do painel e controles no volante facilitam a vida do condutor com deficiência. Tudo fica muito próximo e bastante ao alcance do motorista, tornando muito prática a sua condução. Os retrovisores e vidros elétricos, além da abertura de tampa de combustível e porta-malas internamente, também facilitam a vida do motorista. Tanto para pessoas com deficiência, das mais diversas, usuários ou não de cadeiras de rodas, como também para idosos com problemas de locomoção e mobilidade reduzida, o Etios é muito prático e possui ótima acessibilidade.


Porta-malas: um ponto alto !

Com excelente capacidade, o porta-malas do Etios Sedan é fantástico e merece destaque, transporta tranquilamente uma cadeira de rodas, seja ela monobloco ou dobrável em “x”, elas são transportadas com folga, basta retirar as rodas, sobrando ainda, espaço para bagagens, e se precisar, o banco traseiro ainda tem os encostos removíveis.


Viatura de Reportagem da Revista Reação

Numa parceria com a Toyota, a viatura de reportagem e promoção da Revista Reação durante o ano de 2016 vem sendo um Etios Sedan, cedido pela montadora japonesa para essa finalidade. Com ele, a Revista Reação realiza suas matérias e coberturas jornalísticas, além dos trabalhos da equipe de promoção, participando de eventos ligados ao segmento da pessoa com deficiência em todo Brasil !

Nenhum comentário: