sábado, 26 de novembro de 2016

Workshop sobre desenho universal no contexto urbano acontece em Santos

Durante todo o dia 25 de novembro, a sede regional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, CAU/SP de Santos, recebeu o workshop “Contexto Urbano Contemporâneo - Desenho Universal e a Lei Brasileira de Inclusão”, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo em parceria com o CAU/SP, fruto de Convênio entre ambos, assinado em 11 de novembro, durante o 8º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação, na capital paulista.

    
   Capacitação sobre mobilidade urbana no CAU/Santos. Ao microfone, Dra. Linamara.
 
O objetivo é fomentar o conhecimento e o entendimento dos arquitetos e urbanistas a respeito de acessibilidade e desenho universal (previstos em leis), garantindo programas municipais que atendam as demandas específicas de cada cidade para a efetiva aplicação de seus princípios em todas as áreas de projeto e obras.


A abertura do evento contou com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, do presidente da CAU/SP, Gilberto Belleza, e da arquiteta e Conselheira do CAU/SP, Silvana Serafino Cambiaghi.

    
   Arquitetos e profissionais de acessibilidade observam a Secretária Dra. Linamara, ao microfone.

A Secretária de Estado Dra. Linamara destacou a relevância da cidade de Santos e a importância de ser a primeira sede do CAU/SP a receber os encontros. “É uma alegria enorme esse programa que hoje se instala nessa cidade que tem um fator especial para nós que trabalhamos nas questões da pessoa com deficiência no mundo atual”. A Secretária ressaltou, ainda, que “Santos tem um programa de acessibilidade muito impactante, uma cidade que vem se preparando de forma contundente para ser absolutamente inclusiva, com potencial turístico e econômico indiscutível”.
 
Dra. Linamara destacou que “o que nós fizermos aqui hoje terá impacto para todo o Estado de São Paulo, porque essa cidade não é trivial”. Segundo a Secretária, é preciso coragem para assumir o compromisso com a acessibilidade arquitetônica.  “Nós estamos falando de transformar um Estado que também responde pela maior economia do país, tem uma importância enorme e que não se encerra na mobilidade da pessoa com deficiência, a importância alcança patamar de mostrar o desenvolvimento de uma sociedade do século 21”. 


    
   Dra. Linamara, ao microfone, fala sobre a importância da parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
 
Segundo a Secretária, esta é uma importante oportunidade para toda a sociedade. “Queremos transformar em política pública uma ação que faz sentido não apenas para as pessoas com deficiência, mas para toda a sociedade. Uma sociedade para todos significa todos juntos trabalhando de forma sinérgica na construção das riquezas do país”.
 
Seu discurso foi finalizado com a citação de uma frase do coordenador de Acessibilidade da Secretaria, Marco Antonio Pellegrini: “a deficiência não é uma questão da pessoa com deficiência, mas de toda a sociedade; quando a sociedade está atenta às necessidades de cada um dos cidadãos ela é mais solidária, produtiva e sustentável”. 


   
  Arquitetos e profissionais, em Santos, recebem informações sobre desenho universal e acessibilidade. 

O evento recebeu participantes da Baixada Santista, de cidades do ABC e região metropolitana de São Paulo. Além de Santos, a atividade ocorrerá em mais nove sedes regionais do CAU/SP, distribuídas pelo Estado e responsáveis pelo atendimento aos profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo dos 645 municípios paulistas.


Nenhum comentário: