sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Detran de Manaus oferece CNH gratuitas para pessoas com deficiência.

                          
Descrição da Imagem #PraCegoVer: foto de uma pessoa saindo de um carro para sentar em uma cadeira de rodas. Sobre a imagem, está escrito "Detran de Manaus oferece carteira de habilitação gratuita para pessoas com deficiência".

A partir de agora, pessoas com deficiência de Manaus podem tirar carteira de habilitação gratuitamente. Por enquanto, a iniciativa contempla seis pessoas por deficiência por mês. Os interessados devem procurar a Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa), que repassam a lista ao Detran.

De acordo com o órgão, o número pode ser expandido à medida que mais interessados forem surgindo. Trata-se de uma iniciativa pioneira que merece ser expandida para outros estados.

Há outro ponto importante: em todo o país, a carteira e motorista para pessoas com deficiência física deve passar pelos mesmos procedimentos. O cidadão maior de 18 anos e alfabetizado deve procurar uma clínica credenciada pelo Detran para iniciar o processo realizando exame psicotécnico. Este exame, no entanto, avalia a extensão da deficiência e a desenvoltura do futuro condutor, além de observar as adaptações necessárias nos veículos.

Depois disso, o cidadão procura uma auto-escola que oferece veículos adaptados à pessoas com deficiência e realiza o curso teórico preparatório oferecido por escolas credenciadas pelo Detran.

Nenhum comentário: