quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Governo do Estado de São Paulo amplia programa Praia Acessível e oferece esporte para todos

A partir do dia 29 de dezembro de 2016, quinta-feira, o Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, com patrocínio da Sabesp, apresenta o programa Praia Acessível – Esporte Para Todos. A iniciativa será lançada em Santos e passará também por Praia Grande, Guarujá e Caraguatatuba.


Logomarca do Programa Praia Acessível Esporte para Todos

O Programa Praia Acessível, do Governo do Estado de São Paulo, existe desde 2010, e é mantido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de são Paulo, atualmente presente em 30 municípios do litoral e interior do estado.

O Praia Acessível – Esporte para Todos é uma extensão do primeiro Programa, agora em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo e a Sabesp. O lançamento será na Praia do Gonzaga, em Santos, no dia 29, a partir das 11h, com a participação de representantes dos órgãos envolvidos.

Voltado a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, o programa visa proporcionar atividades de esporte, lazer e recreação em uma época de grande visitação às cidades litorâneas do Estado, garantindo inclusão e entretenimento.

Serão oferecidas as seguintes atividades: vôlei sentado/adaptado; surf adaptado; handbike; frescobol adaptado e piscina infantil. Cadeiras, demais equipamentos e toda infraestrutura necessária para tais atividades estarão à disposição dos usuários.

PRAIA ACESSÍVEL

Lançado em 2010, o Programa Praia Acessível funciona em parceria com as prefeituras dos municípios. O objetivo é oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD-SP) é responsável pelo fornecimento das cadeiras e as prefeituras pelas equipes de suporte do programa.

   
  banhista com deficiência utilizando cadeira anfíbia do Programa Praia Acessível do Governo de SP

"As cadeiras utilizadas no Programa Praia Acessível são feitas com um pneu especial que permite superar a dificuldade da areia e também não afundam dentro da água. A altura dela é compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, numa profundidade do mar não perigosa. Existe facilidade na transferência porque os braços são removíveis", explica a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella.

Para atender a demanda, cada posto conta com equipe de três pessoas, as quais orientam e auxiliam na entrada e saída do mar com as cadeiras de roda anfíbias. O equipamento só pode ser utilizado com acompanhamento facilitador ou acompanhante, independentemente da condição física do usuário.

As praias disponibilizam o equipamento aos sábados, domingos e feriados. O Programa pode ser utilizado por moradores ou visitantes das regiões que apresentem algum tipo de deficiência física ou intelectual. A cidade que se interessar pelo Programa Praia Acessível deve enviar ofício para a Chefia de Gabinete da SEDPcD-SP, manifestando interesse em participar.

SERVIÇO

LANÇAMENTO DO PROGRAMA PRAIA ACESSÍVEL – ESPORTE PARA TODOS

Solenidade de abertura em Santos
Local: Praia do Gonzaga (Concha Acústica) – Av. Vicente de Carvalho, 0, Gonzaga;
Data: 29/12, a partir das 11 horas.

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES

Santos – 29 e 30/12; 5 a 8/1; e 12 a 15/01
Local: Praia do Gonzaga (Concha Acústica) – Av. Vicente de Carvalho, 0, Gonzaga
De quinta a domingo, das 9 às 15 horas (exceto nos dias 31/12 e 01/01/2017).

Praia Grande – 19/ a 22/1; 26 a 29/1
Local: Praia da Guilhermina – Av. Presidente Castelo Branco, 1990, Guilhermina
As atividades serão realizadas de quinta a domingo das 9 às 15 horas;

Guarujá –2/2 a 5/2 e 9/2 a 12/2
Local: Praia da Enseada – Praça Horácio Lafer, s/nº, Jardim Tejereba
As atividades serão realizadas de quinta a domingo das 9 às 15 horas.

Caraguatatuba – 16/2 a 19/2; 23/2 a 26/2
Local: Praia do Centro – Av.Dr. Costa Filho (altura do número 80), Centro
As atividades serão realizadas de quinta a domingo das 9 às 15 horas.

Fonte: pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Nenhum comentário: