sábado, 10 de dezembro de 2016

Jogos Paralímpicos Universitários servem como preparação para campeão mundial

Por CPB

Alexandre Urch/CPB/MPIX
Imagem

Entre os estudantes que disputam desde a manhã desta sexta-feira, 9, os Jogos Paralímpicos Universitários, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, destaca-se um que acumula título importantes em sua carreira. Aos 40 anos, Aniceto dos Santos disputou no primeiro dia do evento os 400m (T13), já de olho em 2017.

Aniceto é o atual campeão mundial de maratona da sua classe, título conquistado em 2015. No próximo ano, ele terá a tarefa de buscar o bicampeonato da disputa, cuja data ainda não está definida. Para tanto, inscreveu-se nos Universitários com a intenção de preparar-se a temporada que vem por aí. Aniceto cursa atualmente o décimo semestre de Direito.

"É uma competição muito legal, estou gostando. Acredito que esta será uma festa, como são as etapas do Circuito Loterias Caixa. Meu objetivo é começar a preparação para o Mundial de Maratona, do qual busco o bicampeonato. Minha preparação agora está totalmente voltada para isso", disse o atleta de 40 anos.

Experiente, ele vê o evento como uma boa porta de entrada para estudantes com deficiência que não tiveram ainda o mesmo contato com o esporte que ele. "Os Jogos Paralímpicos Universitários são importantes pois há bastante estudantes que praticam esportes. No meu caso, eu já era atleta antes de vir para cá. Mas há muitos outros que praticam alguma modalidade e é legal dar oportunidades a eles", completou.

O evento conta com atletas a partir de 17 anos, desde que estejam matriculados em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e com alguma deficiência física, intelectual ou visual. Ao todo, estão inscritos na competição 154 atletas de 17 estados mais o Distrito Federal. Serão 107 homens e 47 mulheres em disputas de cinco modalidades: atletismo, bocha, judô, natação e tênis de mesa.

Click AQUI para ver as fotos: 

Credenciamento
A imprensa interessada na cobertura dos Jogos Paralímpicos Universitários ainda pode se credenciar. Os profissionais que quiserem ter acesso à instalação precisarão preencher o formulário no link a seguir: https://goo.gl/forms/LXA4j4y3jDm0GehZ2.

Serviço
Jogos Paralímpicos Universitários 2016
Data: 9 e 10 de novembro

Horários
Atletismo: 8h às 10h
Natação: 16h às 20h
Bocha: 14h às 16h
Judô: 10h às 12h
Tênis de Mesa: 10h às 12h

Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro - Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, São Paulo (SP) - ao lado do São Paulo Expo

Nenhum comentário: