domingo, 18 de dezembro de 2016

Livro sobre skate como ferramenta psicossocial e motora é lançado no AM

Publicação é de autoria do presidente da Federação Amazonense de Skate Street Vertical (FASV), Ney Metal. "Skate Terapia" é realizado há cinco anos em Manaus

Por Marcos Dantas Manaus, AM

Livro que aborda skate como ferramenta psicossocial e motora foi lançado em Manaus (Foto: Mauro Neto/Sejel)
Livro que aborda skate como ferramenta psicossocial e motora foi lançado em Manaus (Foto: Mauro Neto/Sejel)

Uma vida dedicada ao ensinamento do skate para crianças de Manaus está relatada nas 100 páginas do livro: Skate, a Arte de Brincar e Aprender, de autoria do presidente da Federação Amazonense de Skate Street Vertical (FASV), Ney Metal. O lançamento da obra ocorreu na tarde desta quinta-feira, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado no Santo Antônio.

O trabalho, que há cinco anos é realizado nas aulas de ‘Skate Terapia’ para pessoas com deficiência (PCDs), agora ficará ao alcance de todos. Isso porque, a obra aborda o passo a passo da transformação social de crianças e jovens com deficiência neurológica, paralisia cerebral e deficiência motora.

Temos crianças que quando começaram as aulas aqui no Skate Terapia não conseguiam nem subir no skate, nem conseguiam se equilibrar. Com uma forma didática de trabalho eles foram melhorando. Temos exemplos de crianças com paralisia cerebral que melhoram no dia a dia, que antes não dormiam em casa pelo excesso de hiperatividade e hoje conseguem ser uma criança maia concentrada - comentou o autor do livro e responsável pelas aulas, Ney Metal.

Atualmente, cerca de 50 crianças participam do projeto e Ney conta que no início as mães tinham receio dos filhos praticarem o esporte.

Quando iniciamos as aulas, as mães chegavam e me falavam que tinham medo de deixar o filho subir no skate, tinham certa discriminação, mas agora tudo mudou. Entenderam o sentindo do projeto - frisou.

Formado em educação física e apaixonado pelo esporte, Ney adotou métodos usados por pesquisadores e cientistas que estudam o movimento do corpo humano para implantar a metodologia no esporte. "Skate, a Arte de Brincar e Aprender” é direcionado para alunos e profissionais da área da comunicação, da saúde e desportistas em geral.

Mais do que ensinar os alunos a se equilibrarem em rodinhas e passar informações às pessoas, quero contribuir com o bom rendimento escolar e com a convivência familiar. Este livro poderá ser adquirido diretamente comigo, através do contato 99488 8977 - frisou.

Esta é a segunda obra do skatista e Profissional de Educação Física, Ney Metal. A primeira foi “Skate e Arte, a Brincadeira faz Parte”, considerado o primeiro livro didático do Brasil voltado para a modalidade.

Nenhum comentário: