quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Natação paralímpica contará com World Series a partir da próxima temporada

Por CPB

Washington Alves/CPB/MPIX
Imagem

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) anunciou que será promovida a partir da próxima temporada uma World Series de natação, que será composta das maiores e melhores competições da modalidade, e oferecerá aos atletas a oportunidade de ter pela primeira vez um circuito dedicado a eles.

O evento terá início em Copenhague, na Dinamarca, em março. Em abril, São Paulo receberá uma etapa, seguida por Sheffield, na Grã-Bretanha, e Indianápolis, nos Estados Unidos. A última parada do evento será em Berlim, na Alemanha, no mês de julho.

A criação da World Series representa um enorme passo para natação paralímpica e visa ao crescimento do esporte após os Jogos Paralímpicos do Rio 2016, no início do ciclo para Tóquio 2020. A competição terá como função ser a base para os campeonatos mundiais e regionais.

"A iniciativa do Comitê Paralímpico Internacional é muito interessante, pois padroniza algumas competições em diferentes países e facilita a participação do Brasil nas mesmas", disse Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação paralímpica no Brasil.

"Nos Jogos Rio 2016, a natação paralímpica foi um dos esportes mais falados e com maior público. Desta maneira, estamos confiantes que a criação de uma World Series trará benefícios a todos os interessados no esporte. Além de oferecer a chance aos fãs e à mídia para acompanhar os melhores atletas do mundo, a World Series nos fará evoluir em áreas como a classificação funcional, o gerenciamento de competições, educação e pesquisa em cada uma das etapas de competição", disse Ryan Montgomery, diretor de esportes de verão do IPC.

A World Series permitirá que os Comitê Paralímpicos Nacionais (NPCs) e Federação Nacionais (NFs) se planejem e desenvolvam seus programas da melhor maneira, uma vez que terão acesso a competições onde regras e regulamentos são aplicados consistentemente. O mesmo valerá para classificação, onde haverá suporte e orientação in loco.

Em termos de educação, o circuito será usado como um ponto de acesso para o desenvolvimento de um voluntariado profissional dos NPCs, NFs e a World Para Swimming (órgão do IPC que regula a modalidade). A meta é aumentar a base de oficiais técnicos nacionais e internacionais.

A World Series ainda será usada como uma plataforma para conduzir pesquisas técnicas e de classificação, que anteriormente foram feita em competições regionais e em Campeonatos Mundiais.

A World Series servirá como um aquecimento para o Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, que acontecerá na Cidade do México, entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro.

Calendário
Copenhague 2017 World Para Swimming World Series - 11-12 de março
São Paulo 2017 World Para Swimming World Series - 20-22 de abril
Sheffield 2017 World Para Swimming World Series - 27-30 de abril
Indianápolis 2017 World Para Swimming World Series - 9-11 de junho
Berlim 2017 World Para Swimming World Series - 6-9 de julho

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: