domingo, 4 de dezembro de 2016

Pessoas com Deficiência e Modalidades Esportivas

Por CBDV
Resultado de imagem para CBDV
Neste espaço falaremos um pouco da história e das curiosidades dos esportes paralímpicos e não-paralímpicos praticados por deficientes visuais. Atualmente a CBDV administra cinco modalidades no Brasil, sendo três paralímpicas: Futebol de 5, Goalball (masculino e feminino) e Judô; e duas não-paralímpicas: Futebol B2/B3 e Powerlifting. O Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB é responsável pelas modalidades paralímpicas: Atletismo e Natação.
Como começou
Em geral, o paradesporto teve início em 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, devido ao elevado número de combatentes que ficaram com alguma deficiência, seja ela, visual, auditiva, paraplégica, tetraplégica, entre outras. Isto influenciou o neurocirurgião austríaco Ludwig Guttmann a começar um trabalho de reabilitação médica e social através de práticas esportivas.
O que era para ser somente um trabalho de recuperação de pessoas com deficiência, começou a ganhar contornos cada vez mais profissionais, tanto que em 29 de julho de 1948, na cidade Stoke Mandeville, na Inglaterra, foi realizada a primeira competição para atletas deficientes.
Primeira Paralimpíada
Pouco mais de uma década depois, em 1960, veio a consagração das modalidades paralímpicas. Foi em Roma, na Itália, que aconteceu a primeira Paralimpíada, o evento foi realizado logo após os Jogos Olímpicos. O marco foi uma vitória para Guttmann, considerado como o fundador dos Jogos Paralímpicos. O neurologista foi o idealizador da competição e não poupou forças para coloca-la em prática.
Mesmo com o sucesso nos Jogos em Roma (1960), a Paralimpíada não teve a mesma atenção nas edições seguintes. Em algumas, inclusive, chegaram a acontecer em lugares diferentes das Olimpíadas. No entanto, nas Olimpíadas de Seul-88, as Paralimpíadas voltaram ser realizados no mesmo local. Desde então, a competição é parte obrigatória do planejamento dos organizadores. A primeira participação brasileira nos Jogos Paralímpicos aconteceu em 72, em Heidelberg, na Alemanha Ocidental.
Importância
Além de serem praticadas profissionalmente as modalidades servem como estimulo para que pessoas com alguma deficiência possam conhecer e praticar algum esporte, o que torna importante para a saúde e estima para os mesmos.
Para saber mais sobre alguma modalidade específica basta clicar nas opções abaixo.

Fonte: cbdv.org.br

Nenhum comentário: