sábado, 31 de dezembro de 2016

Praia Acessível – Esporte para Todos é lançado pelo Governo do Estado de São Paulo: verão inclusivo no litoral paulista

Iniciativa das Secretarias de Esporte, Lazer e Juventude e dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, com suporte financeiro da Sabesp, o Programa Praia Acessível – Esporte para Todos foi lançado nesta quinta-feira, 29, na Praia do Gonzaga, em Santos, litoral paulista. Voltado a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, visa proporcionar atividades de esporte, lazer e recreação em uma época de grande visitação às cidades litorâneas do Estado, propiciando inclusão e entretenimento.


Programa Praia Acessível oferece esportes adaptados, no verão 2016/2017

Serão oferecidas as seguintes atividades aos moradores e turistas com deficiência: vôlei sentado/adaptado; surf adaptado; handbike; frescobol adaptado e piscina infantil. Cadeiras, demais equipamentos e toda infraestrutura necessária para tais atividades estão à disposição dos usuários.

As atividades acontecerão em Santos, de quinta-feira a domingo, das 9h às 15h. Excepcionalmente, o programa não será realizado no domingo, 1º de janeiro. Em Santos, a estrutura foi montada na Praia do Gonzaga, ao lado do Canal 3. Também estará à disposição do público nos dias 5 a 8 de janeiro e de 12 a 15 de janeiro.


Lançamento do Programa Praia Acessível, em Santos.

Depois de Santos, Praia Grande vai receber o programa na Praia Guilhermina, na Avenida Presidente Castelo Branco, 1990, de 19 a 22 e de 26 a 29 de janeiro, também das 9h às 15h.

De 2 a 5 e de 9 a 12 de fevereiro, no mesmo horário, será a vez de Guarujá sediar o Praia Acessível, na Praia da Enseada, na Praça Horácio Lafer s/nº, no Jardim Tejereba.

Depois, o programa segue para o Litoral Norte, em Caraguatatuba, de 16 a 19 e de 23 a 26 de fevereiro, na Praia do Centro - Avenida Doutor Costa Filho (altura do número 80), no centro.

Participaram do lançamento, em Santos, o secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Paulo Gustavo Maiurino, e o coordenador de Acessibilidade da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Marco Antonio Pellegrini, entre outras autoridades.


Marco Pellegrini, ao microfone, no lançamento do Programa Praia Acessível - Esporte para Todos

Marco Antônio Pellegrini ressaltou as parcerias como mola propulsora do programa Praia Acessível, desde sua criação em 2010. “Desde 2010 só tenho a comemorar. Se temos tido bons resultados é graças às parcerias. Quero cumprimentar todos os gestores que participam do Programa no litoral e nas praias de rio. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência não é a secretaria que faz tudo, ela não faz nada sozinha, nós fazemos conjuntamente. Nesses dez anos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência só tenho a comemorar: estar na praia, fazendo o que a gente gosta, participando, é fruto de nosso esforço conjunto. Agradeço ao secretário de Esporte, Paulo Gustavo, que trouxe a proposta de ampliar o programa, com a adição de esportes que agregam valor ao programa. Agradeço também ao Laércio Benko, secretário de Turismo do Estado de São Paulo, pela parceria, não só nessa, mas em várias outras ações”, destacou Pellegrini.

O secretário de Esporte falou sobre a importância do programa para a inserção social de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “Esse programa é uma continuidade do Praia Acessível desenvolvido pelo nosso amigo, Pellegrini. É certo que esse programa é uma extensão para essas pessoas, que vivem em uma zona de exclusão, fazerem uso de lugares públicos, irem a praia, a área do mar e melhor ainda exercitando com cadeira adaptada, handball adaptado, enfim uma série de atividades disponíveis. Esse programa revela para a sociedade a necessidade de amparar mudanças para as pessoas com deficiência. O objetivo principal é estender a mão para essas pessoas, trazê-las ao convívio da sociedade e, muito mais do que isso, revelar para a sociedade que elas existem e que essa responsabilidade de integrá-las e inseri-las socialmente é de todos”, ressaltou Paulo Maiurino.

O secretário de Defesa da Cidadania e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santos, Carlos Mota, destacou: “Meus agradecimentos ao Governo do Estado em poder incorporar e somar as ações do nosso programa de Santos que funciona interruptamente, desde o ano 2014. Eu quero fazer um convite para toda a população santista, todas as entidades que atuam com pessoa com deficiência e todas as entidades que atuam com os idosos de Santos, que, além desse trabalho de quinta, sexta, sábado e domingo, a gente também trabalha com agendamento. O programa Praia Acessível, em Santos, pode ser acessado em qualquer dia da semana, mediante contato por telefone ou por e-mail com a prefeitura”.


Lançamento do Programa Praia Acessível, em Santos.

O Secretário de Turismo, Laércio Benko destacou a importância da acessibilidade para todos. Quero aqui cumprimentar e parabenizar o Secretário de Esportes, Paulo Gustavo, realizando junto ao Geraldo Alckmin um grande trabalho na frente da área de esportes, mostrando que é possível com criatividade e força de vontade fazer muito com poucos recursos desde que se faça com o coração e serenidade. Vim aqui dar os parabéns para todos aqui presentes e dizer que a acessibilidade e a inclusão são uma questão impositiva dentro de qualquer pauta pública, nós não temos que enxergar as questões da acessibilidade como um favor do Estado, pelo contrário é uma absoluta obrigação, é algo que sem dúvida nenhuma hoje os poderes públicos estão dando uma guinada positiva, no sentido de olhar cada vez mais para a importância da acessibilidade e a questão da inclusão de todas as pessoas com deficiência. A sociedade hoje já olha isso e sem dúvida nenhuma o governador Geraldo Alckmin fez um trabalho maravilhoso nesse sentido. O Estado de São Paulo tem o maior Centro Paralímpico do hemisfério sul, na Rodovia Imigrantes, então tenho certeza que o Governo do Estado de São Paulo tem feito isso, nós da Secretaria de Turismo também.”

O lançamento do Programa Praia Acessível – Esporte para Todos contou, ainda, com a participação do campeão mundial de surf adaptado, o carioca Davi Teixeira, de 11 anos, que conquistou o título, neste mês, na Califórnia, Estados Unidos. O campeão de bocha nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro, Antônio Leme, e vários paratletas de Santos, como Marcia Fanhani, Israel Stroh, Fabrício da Silva, Jennyfer Parinos, Elisabeth Gomes e Carlos Alonso Farrenberg, que também prestigiaram o evento.

PRAIA ACESSÍVEL
O Programa Praia Acessível, do Governo do Estado de São Paulo, existe desde 2010, e é mantido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, atualmente presente em 30 municípios do litoral e interior do estado.

Funciona em parceria com as prefeituras dos municípios. O objetivo é oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD-SP) é responsável pelo fornecimento das cadeiras e as prefeituras pelas equipes de suporte do programa.

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES DO PRAIA ACESSÍVEL - ESPORTE PARA TODOS

Santos – 29 e 30/12; 5 a 8/01; e 12 a 15/01
Local: Praia do Gonzaga (Concha Acústica) – Av. Vicente de Carvalho, 0, Gonzaga
De quinta a domingo, das 9 às 15 horas (exceto nos dias 31/12 e 01/01/2017).

Praia Grande – 19/ a 22/01; 26 a 29/01
Local: Praia da Guilhermina – Av. Presidente Castelo Branco, 1990, Guilhermina
As atividades serão realizadas de quinta a domingo das 9 às 15 horas;

Guarujá –2/02 a 5/02 e 9/02 a 12/02
Local: Praia da Enseada – Praça Horácio Lafer, s/nº, Jardim Tejereba
As atividades serão realizadas de quinta a domingo das 9 às 15 horas.

Caraguatatuba – 16/02 a 19/02; 23/02 a 26/02
Local: Praia do Centro – Av. Dr. Costa Filho (altura do número 80), Centro
As atividades serão realizadas de quinta a domingo das 9 às 15 horas.


Nenhum comentário: