sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Secretária Dra. Linamara Battistella recebe prêmio da ONU

                                   
                                 Dra. Linamara na sede da ONU, em Nova York, EUA.

Na tarde de sexta-feira, 02 de dezembro, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, receberá um prêmio da United Nations Department for Economic and Social Affairs (UNDESA) e da Global Initiative for Inclusive ICTs (G3ict), iniciativa ligada às Nações Unidas e especializada em estudos, pesquisas e elaboração de protocolos sobre acessibilidade em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A premiação acontece na sede das Nações Unidas, em Nova York, Estados Unidos.

O prêmio visa reconhecer a liderança e dedicação da Secretária pela promoção dos direitos das pessoas com deficiência frente à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e do Centro de Tecnologia e Inclusão (CTI) do Governo do Estado de São Paulo no Brasil.

Ao longo dos últimos oito anos, desde que foi criada, a Secretaria, sob gestão da Dra. Linamara, realiza ações voltadas ao incentivo e desenvolvimento de tecnologias assistivas para a autonomia e independência das pessoas com deficiência, como o VIII Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, o TOM São Paulo, desenvolvimento e exposição de soluções tecnológicas para o dia a dia das pessoas com deficiência, ambos realizados em novembro deste ano, na capital paulista. Além desses, a Secretária criou o Centro de Tecnologia e Inclusão (CTI), localizado nas Fontes do Ipiranga, capital paulista, programa de inovação e desenvolvimento pessoal e profissional voltado para a inclusão de pessoas com deficiência.

O Centro também oferece cursos de atualização para profissionais que trabalham com órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, manutenção e cuidado para cadeiras de rodas, além de formação de cuidadores ou atendentes de pessoas com deficiência.

Todas as atividades são gratuitas e voltadas para pessoas com deficiência, cuidadores e familiares, além de profissionais voltados à questão da deficiência e de recursos humanos.

O PRÊMIO
O prêmio de 2016 acontece em meio a uma sessão plenária em homenagem ao décimo aniversário da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, “10th anniversary of the CRPD: A United Nations Celebration”. Em dezembro de 2006, foi aprovado o texto final do tratado internacional.

                     
                             Dra. Linamara na sede da ONU, em Nova York, EUA.


Nos 10 anos desde sua adoção, a Convenção foi uma das mais rapidamente ratificadas de todos os tratados de direitos humanos internacionais. Até o momento, mais de 160 países assinaram o documento, incluindo o Brasil que a adotou como emenda constitucional, em 2008, também com apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
 
A sessão incluirá dois painéis principais com análise dos dez anos de progresso na implementação da Convenção para alcançar o desenvolvimento inclusivo, acessível e sustentável, na sociedade. Durante a sessão, Dra. Linamara ministrará palestra intitulada "Promovendo os Direitos das Pessoas com Deficiência na Era Digital: Superando Barreiras".

SEGUNDA VEZ
Não é a primeira vez que a Dra. Linamara recebe premiação na sede da ONU. A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, foi selecionada para receber o prêmio internacional “Cidadão Responsável” do International Council For Caring  Communities (ICCC), entregue em 2012, na sede das Nações Unidas, em New York (EUA), durante o evento “Futuros Urbanos”.

                     
                              Dra. Linamara na sede da ONU, em Nova York, EUA.


Além de receber o Prêmio, na ocasião, a Dra. Linamara foi convidada, como especialista renomada, para fazer uma apresentação durante a Sessão de Trabalho “Futuros Urbanos: Novas Consciências... O Norte encontra o Sul”, durante a 50ª Sessão da Comissão para o Desenvolvimento Social, na sede das Nações Unidas.

Nenhum comentário: