sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

15 mensagens que as mães de crianças com síndrome de Down têm para você

Pedimos aos papais e mamães que nos seguem no Facebook – e que têm filhos com Down – que compartilhassem o que eles gostariam que as pessoas soubessem sobre os seus pequenos. Confira os relatos e, se for o caso, reveja seus conceitos.

Por Luiza Monteiro

Thinkstock/Getty Images
Thinkstock/Getty Images

A síndrome de Down afeta 1 a cada 1000 nascidos vivos ao redor do globo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que um bebê chegue ao mundo com essa síndrome a cada 600 a 800 nascimentos, de acordo com o Ministério da Saúde. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma doença,, mas de uma condição genética, em que, ao invés de possuir 46 cromossomos, a célula conta com 47. Isso faz com que a criança com Down tenha características específicas, como os olhos amendoados e a língua protusa, que fica para fora. Esses indivíduos podem ter seu desenvolvimento físico e intelectual comprometido, mas com estímulo, interação e amor, eles são capazes de crescer normalmente.

E é isso que muitos pais de pequenos com síndrome de Down querem que as pessoas entendam. Perguntamos aos nossos seguidores do Facebook que têm filhos com Down qual mensagem eles gostariam de passar para o mundo sobre os seus filhotes. Os depoimentos são emocionantes – e uma verdadeira lição de vida. Confira a seguir.

1. “Artur tem 3 meses e está muito esperto… Síndrome de Down não é uma doença e sim um atraso intelectual. Com estímulos e amor eles são capazes de viver normalmente. A inclusão os ajuda a se tornarem adultos confiantes e felizes” (Cristina Spiagori).

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

2. “Esta sou eu, Lisandra, Arthur, de 4 anos, com síndrome de Down, e seu mano, Victor, de 9 anos. Gostaria que as pessoas soubessem que meu filho é uma criança feliz: brinca, corre, pula, dança, faz manha, faz arte… Como qualquer uma. Tem muitas dificuldades mas também inúmeras qualidades. Para ter um desenvolvimento melhor, é preciso que trabalhem suas potencialidades e não acentuem suas dificuldades. Ele crescerá e envelhecerá com suas características próprias, como qualquer um de nós – PERFEITO NAS SUAS IMPERFEIÇÕES”. (Lisandra Graeff Valerim)

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

3. “Esta é a Isabela. Bom, sobre a síndrome não tenho muito o que falar, pois, às vezes, até esqueço que ela tem Down. Só posso te dizer que é o amor mais puro e mais lindo que já vi na vida e não trocaria a Isabela por outro bebê sem síndrome!!! Ah, se você está lendo esta mensagem e está grávida de um bebê Down, meus parabéns! É o maior e melhor presente que Deus poderia te dar” (Aninha Indena)

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

4. “Este é o Matheus! Meu lindo filho que só trouxe amor e muito aprendizado para todos! As pessoas só precisam de mais sabedoria e menos preconceito. Pessoas com síndrome de Down são como nós e nos cabe dar muito carinho e acreditar sempre no melhor!” (Carolina Maia)

                        Arquivo pessoal
                       Arquivo pessoal

5. “Esta é minha Lorena, fez 4 meses e ‘chegou chegando’ a danada. É uma felicidade sem explicação, a amamos muito. A síndrome de Down não é doença e sim um atraso intelectual que, com muitos estímulos, amor e carinho, torna essas pessoas capazes de tudo em suas vidas. Nós, família da Lorena, vamos fazer o que estiver e o que não estiver ao nosso alcance para ela se tornar uma pessoa feliz”. (Janaina Xavier Moreno Santini)

              Arquivo pessoal
             Arquivo pessoal

6. “Este é meu amor Davi. Ele tem 6 meses de idade e foi a melhor coisa que aconteceu em nossa família, pois nos uniu muito! Gostaria que as pessoas soubessem que ele é um bebê extremamente feliz e a alegria dele contagia todos ao redor” (Aline Aranguez) 

                   Arquivo pessoal
                  Arquivo pessoal

7. “O Lele simplesmente mudou a nossa vida! Para muito melhor! Com ele aprendemos todo os dias! Ele tem uma alegria de viver contagiante!!!!” (Ingrid Câmara Barros, do blog 21 Motivos Para Sorrir)

                                      Arquivo pessoal
                                     Arquivo pessoal

8. “Eu queria que todos soubessem que a minha princesinha Grazielly foi o presente mais precioso que Deus me deu” (Telma Soares)

                                Arquivo pessoal
                               Arquivo pessoal

9. “Esta linda princesa se chama Sara. Ela é amável, carinhosa, dócil, bagunceira e comilona. Tem uma alteração hormonal na tireoide, mas está tudo sob controle (…). A maior dificuldade é o preconceito que ela sofre desde que nasceu. O pai e todos da família a abandonaram… Crio sozinha”. (Gleice Miranda) 

                                     Arquivo pessoal
                                     Arquivo pessoal

10. “Este é o pequeno grande guerreiro Davi! Alegria da casa! Está com 5 meses e com um ótimo desenvolvimento. Não descobrimos na minha gestação que ele era Down – e fiz o pré-natal certinho. Mas, mesmo com a grande surpresa, continuamos o amando muito. Foram muitas lutas até o dia que pudemos sair do hospital. E a cada dia que passa, o amor que sentimos cresce cada vez mais e aprendemos muito com ele”. (Thatiane Castro)

                               Arquivo pessoal
                              Arquivo pessoal

11. “Este é Davi Miguel. Ele nasceu com síndrome de Down, prematuro e com pâncreas anular; passou por cirurgia e só teve alta depois de 39 dias de nascido. É um bebê maravilhoso, não sei viver sem meu príncipe”. (Lígia Caetano)

                              Arquivo pessoal
                             Arquivo pessoal

12. “Aqui está minha princesinha Manuella Ayumi, que acabou de fazer 1 aninho. Ela é tudo na minha vida, meu orgulho, minha japinha. Agora em novembro, dia 27, faz um ano que fez cirurgia no coração. Minha guerreira é tão delicada e tão forte. Pra mim, nunca foi problema a síndrome de Down”. (Doy Sil)

                   Arquivo pessoal
                  Arquivo pessoal

13. “Este figura aqui é o Muriel. Descobrimos na gestação que ele tinha síndrome de Down. Nasceu muito bem, em um lindo parto na água, porém prematuro. É um guerreiro, pois logo enfrentou uma APLV (alergia à proteína do leite de vaca). Sempre foi difícil ganhar peso. Mas agora está curado! Tem 9 meses e é a alegria da nossa família!” (Anelise Pires)  

    Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

14. “Esta é minha filha Suzana, a alegria da casa. Minha pequena é uma Down muito esperta, inteligente e amorosa. Deus não poderia ter me dado presente maior que a Susu. Gosta muito de dança. Ela é realmente especial, não há ninguém que a conheça que não se apaixone por esse encanto de criança. Amo muito a minha filha!” (Juliana Siqueira)

                         Arquivo pessoal
                        Arquivo pessoal

15. “Minha princesa Amanda (Amandinha, como ela mesma se denomina), esperta, brincalhona, feliz… Uma criança como qualquer outra. Especial, somente em sua essência e pureza… Estimulada desde que nasceu, hoje aos 6 anos frequenta o jardim 2 de uma escola regular e acompanha, sem maiores dificuldades, o mesmo conteúdo que seus amiguinhos de sala. Sua agenda é bem movimentada: faz terapia ocupacional, fono, psicoterapia, e jazz, que é a sua atual paixão. Quem a conhece se encanta de primeira e, geralmente, é recíproco, pois ela é uma criança muito carinhosa. Mas, como todo capricorniano, é também muito geniosa e de opinião forte – quando gosta, gosta muito, mas se não gosta, não faz cerimônia. Bom, essa é minha pequena princesa, presente de Deus em nossas vidas!!!” (Vanessa Oliveira)

                              Arquivo pessoal
                             Arquivo pessoal

Nenhum comentário: