sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Brasília recebe festival de filmes inclusivos voltados para pessoas com deficiência

Longas terão recursos de acessibilidade como legendagem e audiodescrição. Festival começa nesta quinta no Cine Brasília; entrada é gratuita.

Por G1 DF

    Trecho do filme Colegas, que será exibido neste sábado (28) no Cine Brasília (Foto: Reprodução)

Pessoas com deficiência visual ou auditiva vão ter a oportunidade de acompanhar, a partir desta quinta-feira (26), filmes, animações e séries com recursos inclusivos no Cine Brasília. É que o espaço vai receber até domingo (29) um festival com todas as sessões legendadas, traduzidas na linguagem de sinais ou com audiodescrição – recurso voltado para cegos que narra todos os acontecimentos que se passam na telona. As sessões são gratuitas e a classificação indicativa é livre.

A expectativa do evento é atender, segundo a Secretaria de Cultura, pessoas que nunca foram ao cinema por não encontrarem espaços que oferecem conteúdos acessíveis. Atualmente, o DF conta com cerca de 570 mil pessoas com deficiência.

"Oferecer um Festival de Cinema Inclusivo é respeitar o direito de ir e vir de todas as pessoas com os seus entes queridos em um espaço público e democrático de lazer e cultura", classifica a Subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural do DF, Jaqueline Fernande

A abertura das salas se inicia de quinta a sábado (28) sempre às 14h15 e os filmes começam pontualmente às 15h. Já no domingo, as atividades serão pela manhã, a partir das 9h15, com a sessão às 10h . Após cada sessão haverá rodas de conversa acessibilidade.

Serviço
Cine Brasília - EQS 106/107 - Asa Sul
26 a 29 de janeiro
Entrada franca
26/01 Quinta-feira
Filme: Paratodos

Acessibilidade: Descrição em Libras e Legendagem
A partir de 14h15
27/01 Sexta-feira
Filme: Geração 21

Acessibilidade: Legendagem
A partir de 14h15
28/01 Sábado
Filme: Colegas

Acessibilidade: Legendagem e audiodescrição
A partir de 14h15
29/01 Domingo
Filme: A ser definido
A partir de 9h15

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: