terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Campeonatos continentais agitam o calendário 2017 do futebol de 5

Por CPB

Fernando Maia/CPB/MPIX

Imagem
Ricardinho comemora gol em cima da Argentina nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015

O futebol de 5, um dos grandes sucessos dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, terá um ano agitado pelos campeonatos continentais. Depois do quarto título consecutivo em Jogos, o Brasil espera estender a invencibilidade de quase 10 anos na Copa América, em Santiago (CHI), de 19 a 27 de novembro.

Apesar de não perder um título desde 2007, a Seleção Brasileira não terá jogo fácil na competição continental. A Argentina, medalha de bronze no Rio 2016 e vice-campeã mundial em Tóquio 2020, aparece como a principal concorrente dos brasileiros.

Na Europa, quem defende o título é a Turquia, campeã em 2015 em Hereford (ING). Em 2017, a cidade-sede será Berlim, na Alemanha, de 17 a 27 de agosto. Os turcos devem ter como principais rivais a Espanha, a França e a Alemanha.

Medalhistas de prata nos Jogos do Rio, os iranianos entram em quadra para tentar conquistar a Ásia em setembro. A competição da modalidade será disputada dentro dos Jogos Asiáticos, em Kuala Lumpur, na Malásia. A maior concorrente do Irã provavelmente será a China, país com um time bem competitivo.

Na África, Marrocos quer defender a taça conquistada em 2015, após vitória por 2 a 0 sobre Camarões na final. Os marroquinos foram os primeiros africanos a disputar o torneio de futebol de 5 nos Jogos Paralímpicos, no ano passado, no Rio de Janeiro. O país é o favorito a levantar a taça de 2017, que será disputada em Praia, Cabo Verde, de 13 a 22 de outubro.

Mas enquanto as principais seleções se preparam para os campeonatos regionais, também já se planejam para o mundial de 2018 da modalidade. A competição será realizada em Madri, na Espanha, entre 17 e 25 de junho do ano que vem.

Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC)

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: