sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Memorial da Inclusão recebe mostra que homenageia pessoas com deficiência

Foto: Divulgação
A imagem na horizontal mostra um espaço amplo onde estão expostos, sobre mesas em madeira, vidro e detalhes brancos, os objetos da exposição. O público está em torno das mesas observando os objetos. No centro da imagem há uma placa grande, feita do mesmo material  das mesas, com letras brancas escrito

Até o dia 19 de janeiro, de segunda a sexta, das 10h às 17h, o Memorial da Inclusão recebe a exposição “Grandes Nomes, Grades Feitos” que homenageia em módulos interativos, acessíveis e sensoriais, 12 personalidades brasileiras e internacionais que desenvolveram ações em diferentes áreas do conhecimento relevantes para humanidade. São histórias de vidas diferentes que se ligam em um tema: a deficiência. O espaço fica na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizada na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10, na Barra Funda.

A mostra é composta por 12 módulos que contam as histórias de Stevie Wonder, Temple Grandin, Helen Keller, Dorina Nowill, Ludwig van Beethoven, Evgen Bavcar, Franklin Roosevelt, Henrietta Swan Leavitt, Maria de Lourdes Guarda, Homero, Cândido Pinto de Melo e Anita Malfatti. Todos os módulos disponibilizam leitura em braile, fonte ampliada, acessibilidade para pessoas com deficiência física e recursos sensoriais. A ideia é que pessoas com e sem deficiência possam fazer uma imersão na história de vida das personalidades por meio dos sentidos.

No espaço da artista plástica Anita Mafalti, por exemplo, estão expostas réplicas dos objetos que ela utilizava para seus trabalhos. No local reservado à Maria de Lourdes Guarda, militante histórica do movimento social de inclusão das pessoas com deficiência, está representada a maca onde ela passou a vida. Já no módulo destinado à Evgnen Bavcar, fotógrafo com deficiência visual, o visitante terá a possibilidade de utilizar uma venda e fotografar.

Além das exposições temporárias, o Memorial da Inclusão tem um acervo fixo que aborda cada uma das quatro deficiências - auditiva, visual, intelectual e física – e conta com atrações como a Sala Preparatória dos Sentidos: um local escuro com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e olfativos.

Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

Serviço:
Exposição: Grandes Nomes, Grandes Feitos
Data: até o dia 19 de janeiro de 2017
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Local: Memorial da Inclusão – Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário: