quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Montadora patenteia cadeira de rodas inteligente - Veja o vídeo.

Ford - A cadeira de rodas que entra no carro automaticamente

    Foto: Divulgação
    A imagem mostra um carro branco estacionado na rua com o porta-malas aberto. Uma cadeira de rodas está próxima ao porta-malas em uma posição como se estivesse entrando de ré no porta-malas do veículo. No canto superior esquerdo da imagem há um box com uma imagem do painel do veículo, onde é possível dar comandos para que o sistema funcione. Fim da descrição.

A Ford Europa registrou a patente de uma cadeira de rodas elétrica que se carrega e descarrega automaticamente no porta-malas do carro, facilitando a mobilidade dos cadeirantes. Feita de material leve, a invenção, chamada eChair, foi desenvolvida por Gunther Cuypers, Robin Celis e David Longin, engenheiros do Campo de Provas da Ford em Lommel, na Bélgica.



A criação partiu da observação que as cadeiras de rodas podem ser dobradas, mas precisam ser colocadas e tiradas de dentro do carro, o que é geralmente um processo complicado para os cadeirantes. Com a eChair, o motorista só tem de apertar um comando na tela do celular e a cadeira de rodas se guarda sozinha no porta-malas, usando uma plataforma e tecnologia de automação. Chegando ao seu destino, basta repetir o processo no sentido inverso. Ainda não há previsão de lançamento do produto, mas em um futuro próximo ele ajudará na mobilidade de pessoas com deficiência.

Nenhum comentário: