sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Instituto Federal do Tocantins recebe curso de Goalball em parceria com a CBDV

Resultado de imagem para Instituto Federal do Tocantins recebe curso de Goalball em parceria com a CBDV
Foto: Leomon Moreno e Gabriel Siqueira ao lado dos alunos do IFTO. (Foto divulgação)

Muito se falou durante o ciclo passado sobre a oportunidade que os Jogos Paralímpicos Rio 2016 poderia deixar de legado no esporte brasileiro. Entre arenas e instalações construídas, que podem servir de palco de grandes eventos no futuro, clínicas foram realizadas e diversos profissionais puderam adquirir conhecimento em variadas áreas e modalidades. E para dar continuidade ao trabalho na preparação de novos profissionais, o professor Gabriel Goulart Siqueira, da UNIACE-DF, ministrou um curso de Goalball, em parceria com a CBDV, no Instituto Federal do Tocantins, em Paraíso do Tocantins.

O curso aconteceu no último dia 13 de fevereiro, e foi destinado aos alunos do IFTO, com a presença ainda dos professores de educação física. Na parte da manhã os alunos fizeram algumas palestras, e em seguida começou a de Gabriel Siqueira. No período da tarde, alunos e professores vivenciaram na prática a modalidade. Eles contaram com a presença do medalhista paralímpico e campeão mundial, Leomon Moreno, craque da seleção brasileira. Para o professor, a oportunidade foi uma surpresa extremamente positiva, principalmente pelo interesse daqueles que estavam presente.

- Foi uma experiência única poder passar um pouco do meu trabalho adiante. Fiquei surpreso com o interesse dos alunos em socializar o colega de classe que possui limitação visual. Os alunos, além de fabricarem a trave, confeccionaram a bola para a prática do Goalball. Pude notar o espanto e a admiração pela modalidade quando fui passando os detalhes. Também estavam presentes os professores de Educação Física, onde os mesmos se interessaram bastante em difundir a modalidade no Estado. Quando anunciei para a turma que a bola era um presente da CBDV foi uma festa. Espero que o Goalball cresça na região assim como vem crescendo no mundo todo – contou Gabriel.

Um dos entusiastas e responsáveis por iniciar o projeto do Goalball no IFTO, o professor de educação física, Avelino Pereira Neto, ficou satisfeito pelo resultado que o curso deu de impacto nos envolvidos. Segundo ele, professores das redes, pública e estadual, já o procuraram querendo mais informações sobre a modalidade.

- Não poderia ser melhor (sentimento pós-curso), pois tive a certeza de que estamos indo pelo caminho certo em tentar difundir a modalidade no Norte. Na nossa cidade tenho certa dúvida, pois nossos professores da rede pública e estadual não acreditaram no projeto em si. Mas com a repercussão depois da presença do Gabriel e do Leomon estou sendo muito procurado. O importante foi executado, que foi mostrar para os alunos que o Goalball é um esporte como outro qualquer que depende de treinamentos e dedicação, e isso foi muito bem passado – Vibrou o professor Avelino, que disse ainda que pretende montar uma equipe de Goalball.

- Num futuro próximo vamos montar uma equipe sim de Goalball aqui no estado e já me prontifico a tomar essa iniciativa como tomei pelo projeto. Agradeço ao presidente Sandro Laina, e principalmente ao professor Gabriel e o Leomon, que podem ter certeza que já tem até fã clube aqui – emendou.

Fonte: cbdv.org.br

Nenhum comentário: