quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Tocantins oferece mais de 2 mil vagas para trabalhadores com deficiência Veja o vídeo.

Veja exemplos de pessoas que superam as limitações para trabalhar.Empresas com mais de 100 funcionários devem reservar 2% das vagas.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera

Jenária Barbosa sente prazer em trabalhar  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Jenária Barbosa sente prazer em trabalhar (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

No Tocantins 2.181 vagas estão sendo oferecidas para trabalhadores que têm alguma deficiência física. E o que não faltam são exemplo de pessoas que superam as limitações para se dar bem no mercado de trabalho. 

Click AQUI para ver o vídeo

Um destes exemplo é Gelcy Nascimento, que é concursado e trabalha na Defensoria Pública em Araguaína há quatro anos. Ele reconhece as limitações de um cadeirante, mas não faz dos problemas um obstáculo. "Demorou-se muito no nosso país para as pessoas olharem para a pessoa portadora de necessidades especiais e enxergar a pessoa e não a cadeira de roda, ou a muleta ou a deficiência dele."

Jenária Barbosa tem 27 anos e há 17 é cadeirante. Ela também trabalha e sente prazer no que faz. "Muito bom isso, é muito prazeroso poder acordar cedo, tomar um banho e pegar seu uniforme. Agora vou trabalhar, atender o povo, que é meu dever".

O total de vagas oferecidas, 823 são para Araguaína. "A legislação determina que toda empresa acima de 100 funcionários tem que ter pelo menos 2% do seu quadro de funcionários com pessoa portadora de necessidades especiais ou que hoje a gente chama de pessoa com deficiência", comenta o assistente social Luciano Calafati.

O assistente social explica ainda que na hora de contratar, o empregador precisa analisar o currículo e não a deficiência do candidato. "Nenhuma empresa pode agir com discriminação, não pode fazer seleção".

Ele diz ainda que pessoas com deficiência estão mais preparadas para lidar com situações críticas e a resolver problemas, além de trazer uma visão diferente, até porque quem está acostumado a enfrentar desafios diários por falta de acessibilidade, por exemplo, se adapta melhor em qualquer ambiente.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: