domingo, 26 de março de 2017

Aberto o 7º Simpósio Internacional sobre Síndrome de Down. Temática celebra o 21 de março

Nos dias 24 e 25 de março acontece o “7° Simpósio Internacional sobre Síndrome de Down – OPORTUNIDADES – Elaborando novos Conceitos”, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março.


O geneticista Dr. Zan Mustacchi, ao centro, ao lado do Secretário Floriano Pesaro, à direita.

Realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo, a abertura do evento aconteceu na noite de 24 de março e contou com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, do Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Luiz Carlos Lopes e do Dr. Zan Mustacchi, Diretor Clínico do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC-SP) e coordenador do Simpósio, entre outras autoridades técnicas e científicas do setor, além das próprias pessoas com síndrome de Down.

No sábado, 25 de março, as atividades incluem palestras que abordarão temas como Autismo e Síndrome de Down; Modelos Genéticos e Resultados Atualizados; Extensão e Limites da Causalidade Genética e Causalidade Psíquica em Síndrome de Down. O Simpósio conta com a presença de palestrantes internacionais: profissionais como Alberto Costa, dos Estados Unidos; Alfredo Jerusalinsky, da Argentina; Julia Serpa Pimentel, de Portugal; e Yves Leveque, da França.


O Secretário Adjunto da SEDPcD, Luiz Carlos Lopes, ao microfone

O Secretário Adjunto, Luiz Lopes, destacou que ao longo dos últimos anos são notórias as conquistas das pessoas com síndrome de Down, que têm obtido visibilidade e cada vez mais sedimentam sua presença em vários aspectos da sociedade. Luiz destacou que é importante que essas conquistas sejam ampliadas, aprofundadas, e também estendidas às demais pessoas com deficiência intelectual, que também necessitam de voz e vez. Ele destacou algumas ações promovidas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo como o lançamento do Calendário de Vacinas para Pessoas com Síndrome de Down, em 2009; o Programa de Atendimento às Pessoas com Deficiência Intelectual (PEAPDI), desde 2012; e o atendimento presente na unidade Lapa da Rede Lucy Montoro de Reabilitação, com cerca de 100 pessoas com síndrome de Down recebendo suporte de equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, entre outros.


Secretário Floriano Pesaro representa o Governo de São Paulo no Simpósio sobre Síndrome de Down

O Secretário Floriano Pesaro destacou a “grande causa” que significa a luta pela inclusão das pessoas com deficiência e que não se trata apenas de lutar contra as barreiras atitudinais, mas também as barreiras físicas, de acessibilidade ambiental. “A nossa luta é para vencer as barreiras atitudinais e físicas. Estamos em 2017, essa luta não é tão recente, mas mesmo assim encontramos falta de acessibilidade em muitos ambientes. Temos que sensibilizar os prefeitos do interior de São Paulo. São Paulo dá exemplo de reconhecimento dos problemas enfrentados pelo segmento das pessoas com deficiência. Queremos alcançar a plenitude da inclusão, que é respeitar as diferenças. É pelo contraditório e superação que vencemos os desafios e alcançamos qualidade de vida, visando a formação de políticas públicas”, ressaltou o Secretário.

O geneticista Dr. Zan Mustacchi destacou o tema do Simpósio: novos conceitos e oportunidades. “Todo o evento será ornamentado com oportunidades de elaboração de novos conceitos”, frisou, acrescentando que, passados 40 anos, tínhamos dificuldade de indicar cirurgias cardíacas e hoje "são eles os primeiros da fila".

O Simpósio é patrocinado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, e a realização do CEPEC-SP ((www.sindromededown.com.br) que conta com a parceria do Instituto Empathiae (www.empathiae.org) na organização e apoios como o da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Sociedade de Pediatria de São Paulo, Sociedade Brasileira de Pediatria, Boiron, Ache Laboratórios Farmacêuticos, Ibéria Airlines, Hospital Infantil Darcy Vargas, CIPI Consejo Independiente de Protección de la Infância.

Nenhum comentário: