quarta-feira, 22 de março de 2017

Brasil assina acordo de parceria com três países da América Latina

Por CPB

Imagem

O Comitê Paralímpico Brasileiro assinou nesta segunda-feira, 20, um acordo de parceria com os Comitês Paralímpicos de Chile, Equador e Peru. A cerimônia aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, que sedia nesta semana os Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017.

Segundo os termos, o CPB fará a transferência tanto de informações técnicas quanto de conhecimento organizacional com os três comitês nacionais (NPCs, em inglês). A ideia é ajudá-los a se desenvolver em diferentes áreas. Além disso, técnicos brasileiros, classificadores e oficiais técnicos treinarão os profissionais dos países envolvidos.

“A cooperação está no DNA do Comitê Paralímpico Brasileiro. Nos últimos 15 anos, crescemos muito, mas é importante compartilhar com o restante do mundo, especialmente nossos vizinhos. Por isso ficamos muito satisfeitos com a assinatura deste acordo, em que formalizamos a relação amigável que temos”, disse Andrew Parsons, presidente do CPB.

Os profissionais do esporte adaptado no Chile, Equador e Peru também viajarão para o Brasil para extrair informações. “Nosso objetivo é ajudá-los a se tornar auto-sustentáveis, de maneira que possam alcançar um bom nível no futuro próximo”, acrescentou Parsons.

Lucha Villar, presidente do Associação Paralímpica do Peru, disse: “A assinatura deste acordo com o Brasil é muitíssimo importante. O Brasil é um modelo a ser seguido pelo restante dos NPCs. Eles têm nos apoiado há algum tempo e nos ajudado a desenvolver o Movimento Paralímpico no Peru.”

Cerca de 800 atletas, com idade entre 13 e 21 anos, de 19 países, participarão do Parapan de Jovens São Paulo 2017. O programa da competição contará com 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.

Buenos Aires, Argentina, foi a sede da última edição dos Jogos, em outubro de 2013. Na ocasião, o evento atraiu 631 atletas, de 16 países, para competir em dez modalidades. O Brasil liderou o quadro de medalhas do Parapan de 2013 com 209 pódios, sendo 102 de ouro. A primeira edição do Parapan de Jovens foi em 2005, em Barquisimeto, Venezuela, e contou com atletas de dez países. Em 2009, 14 nações estiveram presentes em Bogotá, Colômbia.

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: