sábado, 25 de março de 2017

Brasil tem sexta-feira com ouro no futebol de 5 e em mais sete modalidades no Parapan de Jovens

Por CPB

Imagem

A sexta-feira foi dourada para a Seleção Brasileira de futebol de 5 (para cegos) nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017. A equipe do Brasil venceu a Argentina por 1 a 0, com gol de Jonathan, para se consagrar a campeã do torneio. Além do futebol de 5, o país ainda levou medalhas de ouro em sete outras modalidades neste penúltimo dia de disputas do evento.

No futebol para cegos, assim como em muitos outros esportes, esta é uma das maiores rivalidades. Na estreia da competição, na terça-feira, a Argentina havia vencido o Brasil pelo mesmo placar, deixando os brasileiros apreensivos por se tratar de um torneio curto. "Chegamos com receio na primeira partida, mas hoje entramos para ganhar mesmo, com gana, para deixar a taça aqui", contou o autor do gol.

Para o técnico Fábio Vasconcelos, o título foi merecido pelo amadurecimento que a Seleção apresentou durante a competição. "Vim com a ideia de trabalhar com esses jovens para renovar a Seleção principal, que ganha tudo, mas já está envelhecendo. E aqui tem muitos jogadores novos, de 15 ou 16 anos, que nunca jogaram partidas internacionais ou que jogam pouco em seus clubes. Então foram crescendo dentro da competição, trabalhando a parte psicológica, mesmo com a pressão muito grande da comparação com a Seleção adulta. Achei que hoje fizeram uma excelente partida, mereceram a vitória, e me deixaram bastante feliz por terem acompanhado minha ideia", analisou o treinador.

Tênis em cadeira de rodas
No último dia de competições do tênis em cadeira de rodas, disputado no Clube Espéria, Brasil e Argentina consolidaram-se como as duas grandes forças do torneio.

Na simples masculina, o Brasil fez a dobradinha com Jucelio Torquato e Fabio Bernardes, com ouro e prata, respectivamente. Na simples feminina, mais duas medalhas para o Brasil: Maria Fernanda Alves perdeu para a argentina Antonella Pralong por 2 sets a 0 e ficou com a prata. O bronze foi para Jade Lanai Moreira, que superou Nicole Maria Dhers, da Argentina, por 2 sets a 0.

Jade e Maria Fernanda ainda levaram a prata nas duplas após perder a final para as argentinas Antonella e Nicole Maria. Ontem, a dupla masculina formada por Jucelio e Fabio levou a medalha de ouro.

Natação
A modalidade encerrou as atividades hoje e o Brasil levou 61 medalhas nos quatro dias de competição, sendo 27 de ouro, 17 de prata e 17 de bronze. Um dos destaques do grupo brasileiro foi Matheus Ribeiro, que nadou cinco provas e levou cinco medalhas de ouro. "Quando cheguei aqui, não esperava baixar meus tempos como fiz aqui. E consegui ser mais rápido em todas as provas individuais e fiquei com ouro em todas elas. Estou bem satisfeito", resumiu Matheus.

Tênis de mesa
Nesta sexta-feira, as disputas por medalhas na modalidade foram por equipe. O time formado por Danielle Rauen, Lethicia Rodrigues e Iolanda de Almeida ficou com a medalha de ouro. Também levou o ouro o trio masculino formado por Marlison Alfaia, Gustavo Laskosky e Paulo Fonseca, no torneio classes 6-10.

Além das duas medalhas de ouro, o Brasil ainda levou uma prata com Camila Ribeiro, Maria Laura Freitas e Raiza da Silva, que formaram o time feminino das classes 6-10.

Goalball
A sexta-feira foi de medalha de ouro para as meninas e classificação à final para os meninos. No feminino, o time brasileiro goleou o México por 10 a 0 para comemorar o título. No masculino, repetiu-se o mesmo placar também contra os mexicanos. A equipe enfrenta a Argentina na final, neste sábado, às 10h.

Vôlei sentado
Em um jogo bem disputado, as brasileiras levaram a melhor sobre os Estados Unidos para subir ao topo do pódio. Até chegar à final, o Brasil não havia perdido nem um set, mas na decisão, depois de abrir 1 a 0 (25 a 15), viram as americanas se fortalecerem e vencer o segundo set (25 a 23), igualando o placar. No terceiro, as brasileiras fizeram 25 a 20, fecharam a partida em 2 a 1 e comemoraram a medalha dourada. O time masculino ficou com o bronze ao vencer a República Dominicana por 3 a 0.

Bocha
Um ouro e uma prata foram conquistadas por brasileiros nesta sexta. A medalha dourada foi para Lucas Araújo, na classe BC3, que venceu o colombiano Carlos Torres por 5 x 3. Na classe BC4, Marcial Quadros, do Brasil, perdeu para Cristian Salcedo, da Colômbia, por 6 x 4 e ficou com a prata.

Basquete em cadeira de rodas
O time masculino alcançou a final da competição nesta sexta-feira. Os brasileiros ficaram com a vaga ao vencer a Colômbia por 63 a 27. Os rivais na decisão deste sábado serão os mexicanos, que venceram a Argentina por 74 a 49. A final começa às 11h.

Futebol de 7
Após garantirem a classificação à final com uma vitória por 7 a 3 sobre a Venezuela na quinta-feira, o Brasil teve a sexta-feira para descansar para a final deste sábado. O confronto que vale a medalha de ouro será contra a arquirrival Argentina, às 11h30.

Para mais informações sobre o Parapan de Jovens, confira o site do evento (www.saopaulo2017.com). Acompanhe também as redes sociais dos Jogos.

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: