domingo, 19 de março de 2017

Ela deu a melhor resposta quando uma cliente pediu para ser servida por uma barista branca

Seja aqui no Brasil ou em outras partes do mundo, o racismo continua se manifestando nos momentos em que menos esperaríamos. Para a barista Josie Ajak, a surpresa veio quando estava trabalhando no Gloria Jean’s Coffee, na Austrália.

branca

Josie veio do Sudão do Sul aos 8 anos junto com seus pais e hoje gerencia a cafeteria na cidade de Cairns, em Queensland. Há pouco mais de uma semana, ela foi surpreendida por uma cliente que pediu para ser atendida por uma barista branca.

Ao invés de se incomodar com a situação, Josie decidiu dar a melhor resposta: sorriu e disse que “tudo bem“, enquanto a mulher ficou esperando para ser servida – até perceber que isso não iria mais acontecer, graças a sua atitude racista. A história foi narrada inicialmente pela colega de Josie, Jade Arevalo, através do Facebook, em uma mensagem destinada à “mulher que visitou recentemente a Gloria Jean’s Central e se recusou a ser servida por Josie por causa da cor de sua pele“.

josie2

“Josie é uma das pessoas mais amáveis e simpáticas que é possível encontrar, mas independentemente da sua personalidade, ela não merece ser excluída assim. O pior é que esta senhora desagradável que pediu para ser atendida por outro membro da equipe estava de cadeira de rodas e muito possivelmente poderia entender uma vida dificultada por outros a desmerecendo. Então, da próxima vez que estiver no centro e quiser uma bebida impressionante, venha dar um abraço em Josie e dizer ‘oi’.”, escreveu ela.

O que era para ser apenas um desabafo se tornou uma verdadeira campanha online, ganhando até mesmo uma hashtag própria: #buyacoffeefromjosie. Dias depois, a barista usou suas próprias redes sociais para agradecer todo o apoio recebido.

“Eu gostaria de agradecer a cada alma caridosa que me mostrou amor e apoio desde que fui alvo de discriminação racial na semana passada. Fui inundada com tantas mensagens bonitas de amigos e estranhos que me deixaram sentindo tão abençoada por ser quem eu sou. Nunca em um milhão de anos pensei que a resposta seria tão grande“, escreveu ela no Facebook.


Nenhum comentário: