terça-feira, 21 de março de 2017

Juiz de Fora ganha 'Semana de Conscientização sobre o Autismo'

Decreto que regulamenta e institui evento foi assinado na sexta-feira (17). Ação será nos primeiros sete dias de abril; programação ainda será definida.

Do G1 Zona da Mata

Semana do Autismo (Foto: CMMAA/Divulgação)
Evento ocorrerá nos primeiros sete dias de abril (Foto: CMMAA/Divulgação)

A partir deste ano, Juiz de Fora terá a "Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo" como evento regulamentado. O Prefeito Bruno Siqueira (PMDB) assinou um decreto na última sexta-feira (17) que a institui como lei. A semana especial ocorrerá nos primeiros sete dias do mês de abril e passa a fazer parte do calendário da cidade.

O Transtorno de Espectro Autista (TEA), mais conhecido como autismo, será abordado através de atividades que proporcionem a discussão, reflexão e divulgação de dados e ​realizadas sob a coordenação da​ Secretaria de Saúde.

A meta é que o evento po​ssa oferecer debates, palestras, seminários e fóruns sobre as políticas de proteção aos direitos dos autistas. O decreto ainda estipula o apoio da ​Secretaria de Saúde em pesquisas que visem o aprimoramento da atenção à saúde e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo.

"Dias de conscientização são fundamentais para garantir a informação sobre a doença, permitindo o diagnóstico mais rápido e a intervenção precoce, o que garante melhor qualidade de vida para pacientes e familiares", destacou a secretária de Saúde, Elizabeth Jucá.

A programação completa ainda será definida.

Tratamentos
O Executivo disponibiliza por meio do Ambulatório de Autismo do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente, assistência especializada a estes pacientes de acordo com a deficiência. O ambulatório começou a funcionar em julho de 2016 e disponibiliza tratamento com medicamentos, fisioterapia, musicoterapia, fonoaudiologia e de baixa visão.

Conforme informações da Secretaria de Saúde, quando é necessário o paciente é direcionado a outros serviços da Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos coordenadores do serviço e fisioterapeuta, Sérgio Carvalho, acredita que o evento irá ajudar a combater o preconceito.

"Este decreto leva benefícios para os pacientes e para as famílias, uma vez que a sociedade os vê como crianças mal criadas ou mimadas por desconhecerem o quadro", acrescentou Carvalho.

Autismo
O autismo é um transtorno cujos sinais surgem antes dos três anos de idade. Os principais sintomas são os problemas com a linguagem, interação social e comportamento - que é restrito e repetitivo.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: