domingo, 26 de março de 2017

OAB-PE repudia ofensas em foto de bebê com Síndrome de Down

Através de nota, órgão ressaltou que é “inacreditável que em pleno século XXI a sociedade ainda seja vítima de atos dessa natureza”. Caso foi denunciado à Polícia Civil e delegado responsável irá pedir prisão preventiva da internauta.

Por G1 PE

    Foto de bebê com Síndrome de Down recebe ofensas de internauta em rede social

A seção Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE) repudiou, através de nota, os comentários preconceituosos feitos por uma blogueira pernambucana em uma rede social, numa publicação de uma foto de uma criança com Síndrome de Down. Por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o órgão reprovou as colocações da jornalista, que comparou o bebê de 11 meses da foto a um filhote de cachorro e classificou como “nojento” o sexo entre pessoas com deficiência.

Segundo o texto, a OAB/PE repudia “qualquer comportamento desumano, discriminatório, e criminoso que afronte os direitos das pessoas com deficiência”, conta. Ainda de acordo com a nota, o órgão se colocou à disposição da família e ressaltou que é “inacreditável que em pleno século XXI a sociedade ainda seja vítima de atos dessa natureza”.

O caso foi levado pelos pais e pela tia da criança à Polícia Civil na sexta (24). Procurado pela reportagem neste sábado (25), o delegado responsável pelo caso, Paulo Rameh, explicou que irá pedir a prisão preventiva da blogueira. “Vou pedir porque a lei permite. No Código Penal, a reclusão pode chegar a três anos, mas através do Estatuto da Pessoa com Deficiência, o crime de injúria pode levar a uma pena de até cinco anos”, comenta.

Ainda segundo Rameh, a internauta será intimada a prestar depoimento sobre o caso. “Ela vai ter a oportunidade de ser ouvida e provavelmente vai apresentar justificativas sobre os comentários”, presume o delegado.

Entenda o caso Click  AQUI

A postagem da foto foi feita em uma rede social pela tia da criança na terça (21), Dia Internacional da Síndrome de Down. Através dos comentários da publicação, a blogueira afirmou que os portadores da Síndrome são “lindos quando são pequenos, mas quando crescem só pensam em...”, referindo-se de forma pejorativa ao ato sexual.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: