domingo, 5 de março de 2017

Programas de computador e tecnologias ajudam na rotina de trabalho de pessoas com deficiência visual

Celular Paraíba Smartphone

Programas de computador, ferramentas de acessibilidade no smartphones são alguns recursos que as pessoas com deficiência visual ou baixa visão contam para trabalhar, mas ajuda dos colegas a inclusão no mercado de trabalho é o que você confere agora em "Novo Olhar".

Em nosso quadragésimo primeiro encontro a importância dos programas que leem o que está escrito na tela, ampliadores de tela, softwares de voz no smartphone garantem o acesso a informação, internet e aplicativos que podem auxiliar na rotina de trabalho das pessoas com deficiência visual.

O Dosvox já foi tema de nossos encontros, permite escrever, acessar e-mails, entrar na internet e apurar informações, mergulhar na era digital para o trabalho, busca por lugar ao sol que acomete pessoas com alguma limitação desta natureza.

O sistema Braile é uma alternativa de leitura, como já mostrado, mas nem todos têm conhecimento do recurso e alguns deficientes visuais precisam de adaptações constantes para atualizar programas, buscar acessibilidade para seguir na inclusão no mercado de trabalho.

Dificuldades existem, mas através de lupas ampliadoras, aplicativos de celular, programas de computador podemos fazer nossa rotina de trabalho, produzir e contribuir com o trabalho em equipe, ser inserido no setor e trabalhar, ser útil e incluso nos ambientes de trabalho.

Em pleno século XXI temos avançado bastante neste sentido, os sites acessíveis e aplicativos são importantes, mas a ajuda quando necessário para entrar em sistemas, fazer adaptações e tentativas que contribuem na autonomia e no trabalho das pessoas que precisam sair de casa, ganhar autonomia e seguir enquanto cidadãos comuns.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: