sexta-feira, 17 de março de 2017

São Paulo lidera delegação brasileira do Parapan-Americano de Jovens

Por CPB

Daniel Zappe/CPB/MPIX
Imagem
Suelen Marcheski representará Santa Catarina durante o Parapan de Jovens São Paulo 201

São Paulo é o estado mais representado na delegação brasileira que disputará os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, na capital paulista, entre os dias 20 e 25 de março. Dos 172 atletas que compõem a lista, 48 nasceram no estado sede do evento. A competição ocorrerá no novo Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, cuja inauguração ocorreu em maio passado.

Ao todo, 21 estados mais o Distrito Federal terão jovens promessas na delegação. Além de São Paulo, destacam-se unidades da federação como Santa Catarina (19 representantes), Rio de Janeiro (18), Minas Gerais (14), Distrito Federal (12) e Mato Grosso do Sul (11) como os que mais enviarão atletas aos Jogos.

As cinco regiões do país estarão representadas, o que também destaca a diversidade na iniciação do esporte paralímpico pelo Brasil. Confira abaixo a lista completa do número de atletas por cada estado.

“Temos uma delegação bastante qualificada e acredito que jovens dos mais diversos estados e regiões terão a chance de subir ao pódio representando o Brasil. Os Jogos Parapan-Americanos de Jovens nos dão a oportunidade de observá-los de perto, além de ser fundamental para o início da trajetória deles no esporte”, disse Jonas Freire, chefe de missão do Brasil na competição.

Cerca de 800 atletas, com idade entre 13 e 21 anos, de 20 países, participarão do Parapan de Jovens São Paulo 2017. O programa da competição contará com 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.

Lista de representantes por estado da delegação brasileira
Alagoas – 1
Amazonas – 4
Bahia – 2
Ceará – 1
Distrito Federal – 12
Espírito Santo – 2
Goiás – 5
Maranhão – 1
Minas Gerais – 14
Mato Grosso do Sul – 11
Pará – 4
Paraíba – 8
Paraná – 6
Pernambuco – 3
Rio de Janeiro – 18
Rio Grande do Norte – 6
Rio Grande do Sul – 4
Rondônia – 1
Santa Catarina – 19
São Paulo – 48
Sergipe – 1
Tocantins – 1

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: