sexta-feira, 24 de março de 2017

Seminário discute importância da moda para pessoas com deficiência

Seminário Moda Inclusiva Fortaleza 2017 acontece dias 23 e 24 de março. Participarão alunos, professores e profissionais.

POR UNIFOR

Na edição do Unifor Moda Integra, foi realizado um desfile especialmente para deficientes visuais acompanhado de audiodescrição (Foto: Ares Soares/Unifor)
Na edição do Unifor Moda Integra, foi realizado um desfile especialmente para deficientes visuais acompanhado de audiodescrição (Foto: Ares Soares/Unifor)

Acontece na Capital, nos dias 23 e 24 de março, o Seminário Moda Inclusiva Fortaleza. O evento acontece no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (CEPID), na Barra do Ceará, de 8 às 17h. O seminário tem como objetivo aprofundar a discussão sobre moda e deficiência, a fim de alcançar em estratégias para o desenvolvimento e fortalecimento da moda inclusiva no Ceará, tendo-se em vista a importância da cidade de Fortaleza e do Ceará na cadeia têxtil nacional.

A coordenadora do curso de Design de Moda da Unifor, Ana Cláudia Farias, acredita que o evento é fundamental para a construção da dignidade das pessoas com deficiência. “A moda é importante para a autoestima de qualquer indivíduo. E essas pessoas também se gostam, se acham bonitas e podem vestir roupas que estão na tendência”, afirma.

O público-alvo é formado por pessoas com deficiência, estudantes e professores de moda, trabalhadores da cadeia têxtil e pessoas interessadas na temática. “A ideia é trabalharmos juntos para mostrar que essa vertente é muito importante. Existe um nicho enorme no mercado que a gente não está se dando conta”, declara Ana Cláudia. Ela confia que o evento tem o potencial de estimular um mercado de moda mais inclusivo.

O seminário contará com participação de Daniela Auler, coordenadora do Projeto Moda Inclusiva, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, pioneira na proposta. Haverá também mostra de trabalhos, produtos e projetos científicos já produzidos ou que estão em produção no circuito de moda.

Inclusão no Curso de Design de Moda Unifor

Nos dias 7, 8 e 9 de março, o curso realizou a 6ª edição do Unifor Moda Integra. O desfile teve audiodescrição para pessoas com deficiência visual e as roupas foram colocadas em manequins, com uma base que roda, para que os visitantes pudessem sentir o tecido no corpo do manequim.

Sobre o curso de Design de Moda Unifor

curso possui como diferenciais o desenvolvimento da criatividade, da comunicação e da gestão. Conta com uma estrutura curricular dividida em cinco módulos e disciplinas de laboratório de têxtil, modelagem, desenho, confecção, criação e projetação. Além disso, curso recebeu nota 5 do Ministério da Educação. Lançado no primeiro semestre de 2014, o curso formou sua primeira turma no final do ano de 2015.

Esse profissional tem um campo vasto de atuação, como produtor de conteúdo para blogs de moda, estilista, produtor de moda, produtor de marketing de moda, entre outras vertentes.

Serviço
Seminário Moda Inclusiva Fortaleza
Data: 23 e 24 de março de 2017
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (CEPID) - Rua Sen. Robert Kennedy, 128 - Barra do Ceará
Mais informações: seminariomodainclusiva2017@gmail.com
Telefone: (85) 3277.3124 - Coordenação do Curso de Design em Moda

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: