sexta-feira, 24 de março de 2017

SPFC e IOK homenageiam o Dia Internacional da Síndrome de Down

Foto: Reprodução/IOK
A imagem está no formato retangular na horizontal. Nela contém 4 jogadores de futebol do São Paulo, em fileiro no gramado, para cantar o hino, ao lado deles estão 4 crianças que tem síndrome de down usando a camiseta do instituto. Fim da descrição.
Legenda: Atendidos do IOK participarão da próxima partida do SPFC

O jogo entre São Paulo x Corinthians, pelo Campeonato Paulista, está marcado para o Morumbi, no dia 26/03. Uma data que será inesquecível para as crianças e jovens atendidas pelos projetos do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK).

Eles entrarão em campo antes de iniciar a partida com a camiseta do IOK e uma faixa comemorativa com os dizeres: 21.03 – Dia Internacional da Síndrome de Down. Depois, as crianças vão assistir ao jogo em um lugar reservado no estádio e sentir de perto a energia da torcida num dos mais importantes clássicos do futebol.

“O São Paulo mais uma vez compreende a importância de promover a conscientização sobre esta data tão importante. E nós só temos a agradecer ao clube pelo carinho e pela alegria que vão proporcionar a essas crianças e jovens”, afirma Dra. Olga Kos, vice-presidente do IOK.

“O São Paulo cumpre, mais uma vez, sua missão social ao apoiar novamente a iniciativa do Instituto Olga Kos. Esperamos que, ao abrir esse espaço em uma partida no Morumbi, o clube possa ajudar a promover a conscientização sobre a causa”, diz o vice-presidente de Comunicações e Marketing do clube, José Francisco Manssur.

Natália Monaco, coordenadora de Esportes do Instituto Olga Kos, explica a importância da prática esportiva no processo de inclusão de pessoas com a síndrome de Down.“A prática esportiva ajuda na promoção da saúde, auxiliando na diminuição do stress cotidiano, aumento da autoestima e permite que o praticante desenvolva o seu crescimento pessoal. Independente da linha da prática esportiva competição ou alto rendimento, participação ou educação, o esporte promove benefícios no aspecto social e cognitivo quando em diversos momentos exige tomada de decisão”.

Natália Monaco destaca ainda que além da prática específica, o esporte pode acontecer em diversos ambientes, o que facilita as relações sociais entre os indivíduos, pois atua sob uma demanda diversificada de ambientes e grupos.

“Podemos dizer que o esporte é um grande agente facilitador de relações. Atualmente, observamos os grupos de futebol do trabalho, grupos de caminhada de amigos e até mesmo dentro de ambientes corporativos. O sedentarismo mata e adoece cerca de 5 milhões de pessoas por ano no mundo. Desta forma, a prática esportiva traz benefícios imensuráveis na vida de seus praticantes”.

Nenhum comentário: