sexta-feira, 24 de março de 2017

TVs oferecem recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência

Foto: Divulgação
A imagem está no formato retangular na horizontal. Nela contém a parte de baixo de uma TV samsung, dando enfoque ao nome Samsung. Na frente, está um controle remoto apoiado na estante. Fim da descrição.
Legenda: TVs Samsung são acessíveis para pessoas com deficiência

Todas as Smart TVs da Samsung possuem um recurso que poucos conhecem, mas que oferece acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva. Ao clicar nas configurações de acessibilidade do menu, o usuário tem à disposição diversas funcionalidades como o Guia de Voz e ajuste nos níveis de alto contraste, que facilitam o uso e proporcionam uma melhor experiência de assistir TV. Estas inovações tecnológicas permitem que esse público adquira ainda mais independência no seu dia a dia.

O destaque dos recursos projetados especialmente para as pessoas com deficiência visual é o Guia de Voz, que facilita o gerenciamento das funções da TV e guia o usuário nas operações do cotidiano como troca de canais, ajuste de volume, descrição dos programas exibidos no Guia Eletrônico de Programas (EPG), acesso ao menu de configurações, buscas no Google ou YouTube, além de outras etapas que são apenas mostradas na tela.

Além disso, o recurso por voz ajuda o usuário a mexer nos aplicativos, gravar programas que serão exibidos e checar horários dos próximos programas, por exemplo. É possível também ajustar a velocidade e o tom do Guia de voz, para que o entendimento seja melhor e mais claro para cada usuário.

O tamanho da fonte, que pode ser ajustado, é outra funcionalidade presente nas Smart TVs da Samsung. É bastante útil para as pessoas que têm visão parcial ou miopia, pois com a letra maior é mais fácil para o usuário enxergar na distância entre o televisor e o sofá.

Por meio dos níveis de alto contraste, a interface gráfica de usuário nas Smart TVs Samsung permite que tudo fique ainda mais legível. O ajuste no contraste funciona para quem tem dificuldades para enxergar quando a tela da TV está muito escura ou muito clara.

Há também o recurso que oferece acessibilidade as pessaos com deficiência auditiva. Nas Smart TVs da Samsung é possível conectar um fone de ouvido bluetooth para ajudar as pessoas - que precisam aumentar um pouco mais o volume - a assistir a sua novela ou programa favorito, escutando melhor e sem incomodar os amigos ou a família que estão na sala.


Nenhum comentário: