domingo, 23 de abril de 2017

Aplicativo de SP premiado no exterior mostra locais com acessibilidade para cadeirantes - Veja o vídeo.

Reportagem foi a estabelecimentos comerciais e ruas da cidades com criador do app.

Por G1 São Paulo

Resultado de imagem para Aplicativo de SP premiado no exterior mostra locais com acessibilidade para cadeirantes
Aplicativo ajuda pessoas com necessidades especiais a evitar problemas de acessibilidade

Aplicativo de smartphone criado por morador de São Paulo tem ajudando portadores de necessidades especiais a descobrir o nível de acessibilidade dos lugares. O app “guiaderodas” chegou a vencer premiação internacional promovida em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Além da preocupação com a logística para sair de casa, incluindo transporte e calçada adaptados, os portadores de necessidades especias precisam saber se o lugar para onde vão é cômodo para eles. A ideia do aplicativo é que os usuários saibam onde vão conseguir entrar com facilidade e, por exemplo, tomar um café numa mesa com uma altura confortável.

Click AQUI para ver o vídeo.

O Bruno Mahfuz, criador do aplicativo, acompanhou a equipe de reportagem do SPTV e avaliou estabelecimentos

“Às vezes, o lugar tem uma escada que inviabiliza o acesso. Ou tem uma rampa que parece algo para arremessar a pessoa para trás. A gente mede tudo isso, mede como a pessoa faz para circular no ambiente, se é muito apertado, se tem mais espaço pra andar, se tem banheiro pra cadeirante e também com fraldário para mães com bebês, esse tipo de facilidade”, disse Mahfuz.

Outro aplicativo, criado por Valmir Souza, já é usado para ajudar a criar políticas públicas voltadas para acessibilidade. A iniciativa partiu de uma motivação pessoal, pois o pai dele é cadeirante há dez anos.

“[O objetivo é] saber onde os problemas são piores e usar informações para propor políticas públicas eficazes. Então, trabalhar para a Prefeitura e dizer ‘olha, essa é uma região problemática’”, disse Souza.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: