segunda-feira, 17 de abril de 2017

Biga, Um Triciclo Projetado Especialmente para Cadeirantes

Postado por Nick Ellis

biga_2010_4

Recebemos de um de nossos leitores a dica sobre o Biga, um triciclo sensacional que foi projetado com muita criatividade para melhorar a qualidade de vida de pessoas portadoras de necessidades especiais

Com o Biga pessoas com cadeira de rodas podem ter maior liberdade de locomoção do que em um veículo adaptado, pois tem as vantagens de não apresentar as dificuldades na entrada e saída do carro.

O biga é um triciclo motorizado de três rodas com uma roda na dianteira e duas traseiras, dotado de todos os sistemas necessários para locomoção como sistema de freio, sinalização, iluminação, suspensão, e os demais que são exigidos por lei.

A roda do motor é a dianteira, assim a parte de trás ficou toda para a rampa articulada que fica entre as duas rodas traseiras, bem próxima ao solo. Ao subir na rampa, o cadeirante fica firme no lugar graças ao peso da cadeira e dispositivos de aperto rápido.

Na frente da cadeira de rodas existe um guidão, do mesmo tipo usado em motocicletas, com todos os comandos necessários para a dirigibilidade do triciclo. O banco do triciclo é sua própria cadeira de rodas.

Quando acabar o passeio é só sair da mesma forma, sem qualquer necessidade de ajuda.

Segundo o seu autor, o projeto do triciclo para PNEs utiliza conhecimentos tecnológicos da Área de Mecânica Automotiva, Mecânica de Motocicleta, Mecânica Geral (Tornearia e Ajustagem), Soldas e Conhecimentos de Física (Resistência de Materiais).

Ele aproveita para dizer que está preparando uma produção em série e se coloca à disposição para responder suas dúvidas pelo seu endereço de e-mail.

Para saber mais, envie um e-mail para oraci.ms@gmail.com com a palavra Biga no campo do assunto.

Veja abaixo outras imagens e um vídeo da Biga.




                    biga_2010_1  

                    biga_2010_2

                                  biga_2010_3

                                  biga_2010_5

biga_2010_5

Nenhum comentário: