sexta-feira, 28 de abril de 2017

Com atletas de cinco estados e do Uruguai, I Copa Brasil de Esgrima começa nesta sexta-feira

Por CPB

Leandro Martins/Mpix/CPB
Imagem

A temporada 2017 da esgrima em cadeira de rodas do Brasil começa nesta sexta-feira, 28, em São Paulo. A I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas será disputada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na capital paulista, e contará com a presença de 43 atletas, sendo dois deles uruguaios. A competição nacional é uma das três que definem o ranking nacional da modalidade. Além deste fim de semana, ainda haverá a II Copa Brasil, em julho, e o Campeonato Brasileiro, em novembro.

Cinco estados brasileiros (Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo) têm clubes representantes nesta competição. O Brasil, atualmente, é a principal força da modalidade nas Américas. Por essa razão, dois uruguaios, Carmelo Milan e Julio Silva, se inscreveram no campeonato para competir com os principais esgrimistas do continente.

"O Brasil é uma referência aqui na região. Sabemos que ainda estamos abaixo do nível europeu, que tem escolas muito tradicionais, mas entre os americanos, há esta procura por competições no Brasil", explicou Valber Nazareth, coordenador da modalidade no Comitê Paralímpico Brasileiro.

O coordenador ainda ressalta que o Uruguai está começando agora o interesse pela modlaidade, o que pode ajudar e muito o desenvolvimento do continente como um todo. "Eles [os uruguaios] vêm aqui para trocar experiências e competir com atletas bem ranqueados no mundo. Eles ganham agora adquirindo esse conhecimento e desenvolvendo a esgrima por lá. Se mais países daqui [América do Sul] se fortalecerem, toda a região pode se beneficiar, com competições continentais mais fortes. Então é um crescimento geral que vai ajudar vários países diferentes", observou.

Em três dias de competição, haverá disputas no masculino e feminino em três armas diferentes: espada, florete e sabre. Entre os inscritos estão os principais nomes do esporte do país, como Jovane Guissone, único atleta da esgrima brasileira a conquistar uma medalhas em Jogos Paralímpicos, Mônica Santos, Sandro Colaço e outros mais.

A sexta, 28, e o sábado, 29, são reservados para as disputas individuais. No domingo, 30, a competição é por equipes e a maior rivalidade nacional desta modalidade fica a cargo de Paraná e Rio Grande do Sul, os dois principais polos de esgrima do país.

Quantidade de atletas por Estado

Rio de Janeiro - 1 atleta
Minas Gerais - 5 atletas
São Paulo - 8 atletas
Paraná - 16 atletas
Rio Grande do Sul - 11 atletas
Uruguai - 2 atletas

Serviço
I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas
Data: 28 a 30 de abril, em São Paulo
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado no km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes (ao lado do São Paulo Expo), na capital paulista

Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação
Neste fim de semana também será realizado no CT Paralímpico a etapa regional São Paulo do Circuito Loterias Caixa. No sábado e no domingo, quase mil atletas competem no evento, sendo 593 no atletismo e 400 na natação. Os inscritos buscam, além de medalhas, índices para competir nas fases nacionais do Circuito, a partir de junho.

O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Patrocínios
A equipe brasileira de atletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.

A equipe de natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: