sábado, 29 de abril de 2017

Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas tem primeiros campeões definidos

Por CPB

Leandro Martins/CPB/MPIX
Imagem

Os primeiros campeões da I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas foram conhecidos nesta sexta-feira, 28. A competição está sendo realizada em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Hoje, os pódios de florete masculino categorias A e C, espaba masculina categoria B e espada feminina categoria A.

Na espada feminina A, a disputa pela medalha de ouro ficou entre Rudineia Mânica (Asasepode/RS) e Karina Maia (ADFP/PR). A vencedora, Karina, levou o ouro em um jogo bem disputado e por uma diferença de apenas dois pontos (15 a 13). "Um duelo tão disputado assim me deixa mais feliz com a conquista. espada é minha arma preferida, é a da Rudineia também, e isso valoriza essa vitória", disse a atleta do Paraná. Completaram o pódio Rayssa Vera (Adeacamp/SP) e Carminha Oliveira (ADFP/PR), ambas com a medalha de bronze.

Quem também comemorou por subir ao pódio foi Jovane Guissone (ADFP/PR), medalha de ouro na espada categoria B. Campeão Paralímpico em Londres 2012, Guissone venceu Maurício Stempniak (Asasepode/RS) por 15 a 4 e aumentou a coleção de medalhas da Copa Brasil. "Gostei do que fiz aqui. Fiz uma final contra um ex-colega de clube de quem eu gosto muito e é bom vê-lo em finais. Na semifinal também peguei um jogo difícil contra o [Rodrigo] Massarut e é assim que nossas conquistas se valorizam. É bom ver nossa modalidade organizada assim", analisou o campeão. No pódio, com medalhas de bronze da categoria, subiram Márcio Neves (ACE/MG) e Rodrigo Massarut (ADFP/PR).

Nas outras disputas do dia, André Vasconcelos (ACE/MG) venceu Eduardo Rocha (ACE/MG) por 15 a 8 no florete categoria C. Completaram o pódio, com o bronze, José Santos (Adeacamp/SP) e Ciésio Souza (ACE/MG). No florete masculino categoria A, a final foi disputada entre Alex Souza (ECP/SP) e Lenílson Oliveira (Adeacamp/SP). Alex levou a melhor e venceu por 15 a 10. Ficaram com o bronze Fábio Damasceno (Asasepode/RS) e Sandro Colaço (ADFP/PR).

A I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas se estende até domingo, 30. Esta é uma das três competições que compõem o calendário nacional da modalidade. A II Copa será disputada em julho, e o Campeonato Brasileiro, em novembro. As três competições ajudam a formar o ranking nacional da esgrima, que é base para a formação da Seleção Brasileira.

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: