terça-feira, 11 de abril de 2017

Curiosidade: Pessoas com deficiência visual sonham?

Foto: Shutterstock
A imagem está no formato retangular na horizontal. Nela contém um homem, com um pijama na cor cinza, dormindo lateralmente em uma cama, com as mãos embaixo do travesseiro, com um sorriso no rosto. Fim da descrição.
Legenda: Os cegos enxergam nos sonhos de acordo com suas referências

Você já se perguntou se os cegos sonham? Pois bem, a redação da revista Incluir também parou para refletir sobre isso e descobrimos que: Cego Sonha!

Para Liliane “Os sonhos são feitos, perceptivamente, de materiais capturados pelos órgãos dos sentidos recolhidos no dia anterior ao momento do sono. Se uma pessoa possui uma memória perceptiva visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa, todos estes elementos podem aparecer reconfigurados nos sonhos”, relata a psicóloga.

Pessoas com deficicência visual congênita não enxergam nos seus sonhos, por não terem memória visual, mas fazem uso de outros sentidos humanos como tato, audição e até mesmo olfato. “As sensações que eu tenho durante o sonho, são as mesmas sensações que eu tenho na minha vida, como eu não enxergo na minha vida, eu não enxergo no sonho. “O meu sonho é audição e tato, olfato”. explica o jornalista Marcos Lima, em seu  canal no YouTube.

Já as pessoas que adquiriram a deficência ao longo da vida, enxergam conforme as referências que tinha antes de perder a visão. "Como eu enxerguei normalmente até os meus 11 anos, eu tenho a referência das cores. Eu sei que o céu é azul, que o mato é verde. explica o comediante Jeferson Farias em seu canal no YouTube, chamado de Ponto de Vista.

Nenhum comentário: