sexta-feira, 14 de abril de 2017

Em livro gratuito, especialistas discutem reabilitação e inclusão de crianças com deficiência

foto: DINO

Legislação, práticas inclusivas, modelos de participação, comunicação, tecnologia, desenvolvimento típico e atípico, intervenção precoce: são tantos temas relacionados à reabilitação infantil e à inclusão escolar de crianças com deficiência que a demanda por cursos e especializações na área tem crescido continuamente.

Foi para atender a essa demanda - tanto de formação de profissionais como oferta de consultoria especializada para escolas e famílias - que São Paulo recebeu, há um ano, uma unidade da Inclusão Eficiente, consultoria criada em Chapecó, Santa Catarina.


Neste primeiro ano a empresa atendeu aproximadamente 800 pessoas, entre pais, escolas, profissionais de educação e reabilitação, em cursos, consultorias e palestras.

Para comemorar a data, a empresa convidou alguns dos especialistas que ministraram cursos em diferentes áreas nesses doze meses para compartilhar seus estudos e práticas. Assim surgiu o eBook: "Reabilitação além da clínica, inclusão além da escola: reflexões da Inclusão Eficiente São Paulo", publicado essa semana e distribuído gratuitamente no site e em plataformas online.

A Terapeuta Ocupacional Vanessa Madaschi, diretora da Inclusão Eficiente São Paulo, coordenou o projeto e explica que a ideia - da concepção à distribuição gratuita - é compartilhar saberes: "Precisamos valorizar a participação da criança, unir saberes, conhecer além da nossa área de atuação, para que a criança com deficiência consiga ter seus direitos respeitados e efetivamente se desenvolver", explica. A criança com deficiência está na escola, mas também precisa estar no parque, brincando, no esporte, em todas as atividades sociais da sua comunidade, com um cidadão, e para isso precisamos compartilhar saberes e reflexões, precisamos pensar em conjunto e ampliar o acesso às discussões atuais, pensando no que queremos para essa criança daqui a dez, vinte ou trinta anos", defende. "Nem a escola nem a reabilitação podem ficar presas a modelos do século passado, por isso ainda temos muito a discutir e aprender", resume.

Participaram do eBook, com capítulos em suas áreas, os profissionais: Andressa Joia, Denise Crispim, Giulia Gallo, Regina Kacser, Regis Nepomuceno Peixoto, Renata Bonotto e Oacy Veronesi.

O livro pode ser baixado gratuitamente pelo site:  http://www.inclusaoeficiente.com.br/ebook.asp

Nenhum comentário: