domingo, 16 de abril de 2017

Idoso de 86 anos realiza antigo sonho e salta de paraquedas: 'Me sinto um jovem de 18 anos' - Veja o vídeo

Morador de Boituva vive em um lar de idosos e conta que sonho surgiu quando visitou o Centro Nacional de Paraquedismo.

Por G1 Itapetininga e Região


Resultado de imagem para Idoso de 86 anos realiza antigo sonho e salta de paraquedas: 'Me sinto um jovem de 18 anos'
Idoso comemora aniversário de 86 anos realizando sonho antigo: saltar de paraquedas

Foi após uma visita ao Centro Nacional de Paraquedismo, em Boituva (SP), que o idoso de 86 anos Sebastião Mendonça, mais conhecido como Tião, decidiu que comemoraria seu aniversário de uma forma nada convencional: saltando de paraquedas.

Click AQUI para ver o vídeo.

De acordo com ele, a visita foi em 2015 junto com outros aposentados do Lar São Vicente, onde mora há sete anos. Porém, seus familiares e os responsáveis pelo asilo não deixaram que esse desejo fosse realizado por dois anos. “Eles não tinham deixado e fiquei bem triste. Mas depois falaram que eu ia poder, eu fiquei muito feliz, só esperando o grande dia. Consegui realizar um grande sonho e me sinto um jovem de 18 anos”, afirma.

A filha Vanessa Mendonça conta que negou o pedido do pai pela preocupação com a saúde dele. Porém, alega que só deixou após informarem que Tião estava em depressão. “No primeiro momento nós o proibimos. Desde então a psicóloga do lar onde ele vive contou que ele ficou muito deprimido, que não queria comer e chorava muito. Algumas enfermeiras até fizeram uma campanha e conseguiram um passeio de balão para ele. Mas ele ficou bravo e falou que o que queria era saltar de paraquedas. Então, não teve jeito. Tivemos que ceder”, explica.

Idoso comemorou aniversário de 86 anos saltando de paraquedas em Boituva (Foto: Reprodução/TV TEM)
Idoso comemorou aniversário de 86 anos saltando de paraquedas em Boituva (Foto: Reprodução/TV TEM)

Segundo Lenilda Oliveira, voluntária do lar onde Tião mora há sete anos, todos estavam preocupados com o salto. “Ele nos pegou de surpresa. Como a filha concordou, a única coisa que fizemos foi cuidar da saúde dele. Já que é um desejo estava no coração dele, não podíamos impedir. Não posso negar que ficamos muito preocupados. Nós precisamos até tomar água com açúcar antes do salto”, afirma.

E o grande sonho foi realizado na última terça-feira (11) após a enfermeira Solange Nakamine informar que todos os resultados dos exames realizados apontaram que o idoso poderia saltar. “Fizemos o acompanhamento dele diariamente, foi realizado um eletro e constatamos que o coração dele estava ótimo. Então, Tião foi liberado para o salto”, conta.

Sebastião Mendonça conta que sonho nasceu após ver um grupo saltar em Boituva (Foto: Reprodução/TV TEM)
Sebastião Mendonça conta que sonho nasceu após ver um grupo saltar em Boituva (Foto: Reprodução/TV TEM)


Salto
Quando chegou ao Centro de Paraquedismo, Tião estava tranquilo e confiante que tudo daria certo. “Estou quase realizando meu sonho. Depois de tanto tempo estou pronto. Estou ansioso e muito feliz e isso é o que importa”, disse à reportagem da TV TEM minutos antes de saltar.

O neto Matheus Fernandes, de 8 anos, acompanhou o avô durante a realização desse grande sonho e estava mais ansioso do que o próprio idoso.

“Eu acompanhei ele desde que ele veio pela primeira vez. Agora na minha escola eu posso falar para meus amigos que meu avô é doido”, afirma.

Neto Matheus Fernandes acompanhou o avô no salto de paraquedas no Centro Nacional de Paraquedismo (Foto: Reprodução/TV TEM)
Neto Matheus Fernandes acompanhou o avô no salto de paraquedas no Centro Nacional de Paraquedismo (Foto: Reprodução/TV TEM)

Tião foi acompanhado pelo recordista mundial da modalidade Paulo Assis e realizou o salto a 12 mil pés de altura, quase quatro mil metros. A disposição do idoso surpreendeu o recordista.

“Ele estava mais tranquilo que do que esperávamos, e isso foi muito bom. Lógico que temos que ter um cuidado especial com um salto assim. Mas ele nos surpreendeu. Quando o paraquedas abriu, como eu não tenho acesso ao rosto dele, perguntei: ‘Tião você está muito quieto, está tudo bem?. E ele não respondeu. Então, eu pedi para ele me dar um sinal e ele apontou um joia. Então fiquei tranquilo”, explica.

Assim que pousou, Tião afirmou que quer novamente saltar de paraquedas. “Já estou preparado para outro. É muito bom, o salto foi ótimo, e se Deus quiser ano que vem eu quero saltar novamente”, conta.

Sebastião saltou em Boituva acompanhado do recordista mundial da modalidade Paulo Assis  (Foto: Reprodução/TV TEM)
Sebastião saltou em Boituva acompanhado do recordista mundial da modalidade Paulo Assis (Foto: Reprodução/TV TEM)

“Já estou preparado para outro
“Já estou preparado para outro" diz Sebastião Mendonça após saltar de paraquedas em Boituva (Foto: Reprodução/TV TEM)

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: