sexta-feira, 28 de abril de 2017

Iniciativas na região promovem o acesso à cultura para diferentes públicos


A acessibilidade também é presente na cultura, como por exemplo, os cinemas que recebem mamães com bebês em sessões especiais

Ter acesso à cultura é importante em todo lugar. Os espaços públicos deveriam estar adaptados para todo mundo poder se informar e se divertir, mas a gente sabe que ainda há muito a se fazer!

O  De Ponta a Pontaconferiu algumas iniciativas que fazem a diferença na região, promovendo a cultura para todos.

Em São José do Rio Preto, um projeto promove a cultura através do “cinema para mamães”, oferecendo sessões especiais que são adaptadas para mulheres acompanhadas de recém-nascidos.

É importante lembrar que a acessibilidade é tornar uma coisa acessível, mais fácil para todo mundo, beneficiando não só os deficientes, mas os idosos, as gestantes, mães com filhos pequenos, etc, promovendo assim a inclusão.

Em Ilha Solteira, um grupo de professores criou um planetário todo acessível para deficientes visuais. Por lá, a astronomia tem formas de representação que vão além da visão, ajudando um deficiente visual a enxergar nosso universo através de maquetes e interações que utilizam o tato. Confira abaixo as informações para visitar o local.

SERVIÇO – Planetário de Ilha Solteira
O planetário de Ilha Solteira fica dentro do Departamento de Física, da Unesp de Ilha Solteira
Endereço: Avenida Brasil Sul, 56, Centro – Ilha Solteira/SP
Dias e horários de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Entrada gratuita

Fontes: De Ponta a Ponta -  turismoadaptado.wordpress.com

Nenhum comentário: