sábado, 29 de abril de 2017

São Paulo recebe a partir de sábado, 29, a maior regional do Circuito Loterias Caixa de atletismo e natação

Por CPB

Daniel Zappe/CPB/MPIX
Imagem

Terá início neste sábado, 29, a maior entre as etapas regionais do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação. São Paulo receberá 993 atletas das duas modalidades, que ocorrerá até domingo, 30, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na capital paulista. É a terceira das quatro regionais que compõem o calendário do CPB e são classificatórias para as etapas nacionais do evento.

O atletismo é a modalidade que mais trará competidores, com 593. Dois deles se destacam: Marisete Pereira (lançamento de dardo da classe F11) e Michel Gustavo Abrahame (salto triplo, T47). Ambos já obtiveram índice B para disputar o Mundial Paralímpico, em Londres, no mês de julho. Segundo o coordenador-técnico da modalidade, Ricardo Melo, ter uma competição com esta quantidade de inscritos é benéfico para o esporte adaptado.

"Se pensarmos pelo lado de dar oportunidades e massificar a entrada de atletas com deficiência no esporte, quanto maior for a base da pirâmide, maior a chance de termos mais atletas em nível competitivo. É um desafio logístico, obviamente, mas quanto mais atletas tivermos no Movimento Paralímpico, melhor", disse Ricardo Melo.

Na natação, são 400 inscritos. Duas integrantes do Centro de Referência da modalidade, que treinam diariamente no CT Paralímpico, irão participar: Maiara Pereira - que disputou os Jogos Paralímpicos do Rio 2016 - e Esthefany Rodrigues, medalhista no Parapan de Toronto, em 2015, estão relacionadas para a disputa.

Esgrima em cadeira de rodas
Começou também na manhã desta sexta-feira, 28, a I Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas. Quatro categorias estão em disputa no CT Paralímpico, com finais previstas para o período da tarde, a partir das 17h (de Brasília). São elas: florete masculino (categorias A), espada (B), florete (C) e espada feminina (A). Os resultados das disputas por medalha poderão ser conferidos no site do CPB (www.cpb.org.br).

Programação
Etapa Regional São Paulo do Circuito Loterias Caixa de atletismo e natação
Sábado (29/4) - 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (30/4) - 8h às 12h

I Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas
Sexta-feira (28/4) - 9h às 17h
Sábado (29/4) - 9 às 17h
Domingo (30/4) - 9h às 13h

Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado no km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes (ao lado do São Paulo Expo), na capital paulista

O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Patrocínios
A equipe brasileira de atletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.

A equipe de natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

Time São Paulo
Os atletas Maiara Pereira e Esthefany Rodrigues são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 56 atletas, e nove atletas-guia de 10 modalidades.

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: