sábado, 1 de abril de 2017

Secretaria e CT Paraolímpico Brasileiro acendem luzes azuis pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo


Fachada da Secretaria com luzes azuis em prol da conscientização do autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado desde 02 de abril de 2008, decretado como data oficial pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 2007, para dar maior visibilidade e atenção ao transtorno do espectro autista.

Todos os anos, diversos pontos turísticos ao redor do mundo, como o prédio Empire State, em Nova York (EUA) e a CN Tower, em Toronto, Canadá, são iluminados com a cor azul para as pessoas autistas. A exemplo de vários edifícios por todo o país e o resto do mundo, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e o Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro aderiram à Campanha em prol das pessoas autistas e acendem luzes azuis em seus prédios nas noites de 31/03 e 1º e 02 de abril.

Esse movimento é uma forma de chamar a atenção para o tema e mostrar a necessidade de promover a conscientização da sociedade e sensibilização para a inclusão de todas as pessoas com deficiência, inclusive as autistas.

Sobre o autismo

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento, no qual existem comprometimentos, em um espectro amplo, que variam de um grau leve a elevado. Quem tem autismo apresenta deficiências intelectuais, caracterizadas por dificuldades de comunicação e de contato social, assim como comportamentos repetitivos. Entretanto, nem sempre o autismo está associado à deficiência mental. Seus portadores podem apresentar nível de inteligência classificado como normal, sendo comum o desempenho acima da média em tarefas que exigem apenas atividades mecânicas ou memorização.

Atualmente, o número mais aceito no mundo é a estatística do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão do governo dos Estados Unidos: uma criança com autismo para cada 110. Estima-se que esse número possa chegar a 2 milhões de autistas no Brasil. No mundo, segundo a ONU, acredita-se ter mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com autismo, por essa razão a cor azul foi designada para representar o Transtorno do Espectro Autista.


Fachada da Secretaria com luzes azuis em prol da conscientização do autismo

SERVIÇO
Luzes azuis pelo Autismo
Data: noites de 31 de março e 1º e 02 de abril de 2017
Local: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10
Barra Funda - São Paulo
Local: Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 – São Paulo – SP

Nenhum comentário: