sexta-feira, 14 de abril de 2017

Vila Sésamo ganha primeira personagem com autismo

Foto: Divulgação/Zach Hyman/AP
A imagem está no formato retangular na horizontal. Nela contém a personagem Julia da Vila Sésamo. Que é uma boneca na cor amarela e cabelo laranja, olhos verdes e usa um vestido rosa, ela está cozinhando em uma mesa na cozinha do seriado. Fim da descrição.

Na última segunda-feira, dia 10/07 a tradicional série Vila Sésamo, ganhou uma nova personagem que tem autismo: Meet Julia .

Júlia é a primeira personagem da série com autismo. Ela já vem aparecendo em livros digitais, vídeos e aplicativos desde 2015, e será apresentada no programa como uma integrante do grupo de bonecos, diferente de como geralmente acontece com personagens autistas, que são retratados com certa exclusão.

A tradicional série “Vila Sésamo”, bastante popular no Brasil nos anos 70, conta com uma personagem nova. É a Júlia, que estreia na TV no próximo dia 10 de abril, no episódio “Meet Julia”, transmitido nos EUA pelas emissoras PBS e HBO.

No episódio de estreia, quando um dos personagens fala com a Júlia e ela não responde, o que o faz pensar que ela não gosta dele, Abby, outra muppet da turma, explica que “ela faz as coisas de uma maneira um pouco diferente, num jeito Julia de ser”.

A ideia principal dos criadores da série é propiciar uma maior inclusão das crianças autistas na sociedade, mostrando que, na verdade, elas não são tão diferentes assim. “ Se você tem cinco anos e vê outra criança que não faz contato visual pode pensar que ela não quer brincar com você. Mas não é o caso. Queremos criar maior consciência e empatia”, contou Sherrie Westin, diretor da ONG Sésame Workshop, à revista People.

Nenhum comentário: