quarta-feira, 31 de maio de 2017

"Aprendi a me maquiar no escuro para ajudar minha amiga deficiente visual"...Veja o vídeo.


Thais Frota, 33 anos, tem uma doença degenerativa que leva à perda gradual da visão e nunca imaginou que poderia se maquiar sozinha, mas Themis Briand, 32, deu um jeito de aprender técnicas para que a amiga pudesse se embelezar sem ajuda. Hoje elas compartilham as dicas com outras mulheres no Youtube e contam aqui como tudo aconteceu. "Eu e Thais somos amigas desde a escola, quando brincávamos na saída das aulas. Nossa amizade é enorme, a gente faz tudo juntas. Ela tem uma doença degenerativa que vai gradualmente afetando sua visão e, por isso, nunca conseguiu se maquiar, nem se importava com maquiagem.

Por outro lado, eu amo maquiagem, estou sempre produzida e vivia me oferecendo para fazer um make para ela, que sempre negava. Até uma viagem que fizemos juntas para Foz do Iguaçu ano passado, quando ela acabou deixando e adorou o resultado.

Então quando voltamos para casa, ela ficou com isso na cabeça e um dia me procurou para perguntar se eu toparia ensinar um jeito que ela conseguisse fazer sua própria maquiagem sozinha. E eu falei: 'vou te ajudar, mas tem uma condição: quero que a gente faça tutoriais para divulgar para outras pessoas, porque não é justo que esse conhecimento fique só para nós.'

É que eu já tinha um canal no Youtube em que dava dicas de penteados e pensei que seria legal compartilhar isso com outras pessoas com deficiência visual. O detalhe é que eu não fazia ideia de como ensinar ela a se maquiar, mas nem pensei na possibilidade que não ia conseguir.

"Percebi que com o tato eu podia sentir o que fazia"

Depois que ela topou, eu precisava dar um jeito de desenvolver alguma técnica de maquiagem. E pensei: 'o que ela não tem?'Então eu precisava simular uma forma de não ter a visão, ou seja, no escuro e de olhos fechados.

Então fui tentar, sem enxergar nada. Eu deixei as maquiagens organizadas, para saber onde estava cada coisa e fui tateando e tentando, para realmente sentir a situação.

Fiquei quase três horas tentando, mas quando acendi a luz veio a surpresa: tinha dado certo. Verdade que era uma maquiagem simples, algo que eu normalmente fazia em cinco minutos, mas o que importava é que tinha funcionado. Então na hora chamei a Thais, ela veio para casa e eu fui explicando para ela tentar! Foi demais ver minha amiga se maquiando por conta pela primeira vez.

Depois de aprender a fazer a minha própria maquiagem, cumpri minha parte do combinado com a Themis e participei da gravação de uma série de vídeos para passar todo esse aprendizado adiante. Os vídeos chamam 'Beleza para Todos' e neles explicamos o passo a passo de cada técnica, sempre descrevendo tudo.

A ideia é que qualquer pessoa com deficiência visual possa ouvir e entender por completo, do jeito mais simples possível.

Assista o vídeo:


 


Fontes:  https://goo.gl/Ld3ShI - cantinhodoscadeirantes.com.br

Nenhum comentário: