sexta-feira, 5 de maio de 2017

CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE INCLUSÃO SOCIAL ACONTECERÁ NO BRASIL

Com foco em despertar a sociedade para os direitos da pessoa com deficiência, o I Congresso Internacional Inclusion receberá cerca de 900 participantes

CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE INCLUSÃO SOCIAL ACONTECERÁ NO BRASIL

“Quando falamos de Inclusão social estamos falando de algo muito maior do que simplesmente aceitar diferenças. Estamos falando de ofertas de oportunidades eficazes, deixando justas as oportunidades e diminuindo qualquer barreira física ou atitudinal ”, avalia a idealizadora do I Congresso Internacional Inclusion, a alagoana Emília Gama, a Assistente Social, Mestranda em Educação, coordenadora nacional do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa – INESP.

Alagoana realiza o primeiro congresso internacional sobre inclusão do país

Marcado para os dias 19 e 20 de maio próximo, no hotel Armação Convention Center, localizado em Porto de Galinhas, Pernambuco, o evento reunirá expoentes da inclusão do Brasil e do mundo. Com a previsão de receber 900 pessoas de diversos países, o congresso contará com oficinas, cursos, painéis e mesas redondas.

Tem como objetivo disseminar conhecimentos para as demandas das pessoas com deficiência e articular um debate com a sociedade, gestores públicos, grupos organizados e os interessados quanto à acessibilidade, empregabilidade, empreendedorismo, tecnologias assistivas, reabilitação e inclusão social desse segmento.

Sob o tema “Deficiência Intelectual, Auditiva, Visual, Motora e as Perspectivas da Tecnologia Assistiva”, o congresso acontece a partir de uma visão multidisciplinar transdisciplinar, trazendo para o centro do debate conhecimentos, produtos e serviços do universo da Inclusão, frutos da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Frente aos novos desafios propostos pela Lei Brasileira da Inclusão, sancionada em 2015, e a Convenção da ONU, já são observadas, principalmente na última década, mudanças marcantes de paradigmas. “Há um maior rigor metodológico e científico nas pesquisas realizadas, desenvolvimento de novas estratégias e janelas de atuação no campo da Inclusão e maior produção de conhecimento teórico e prático, beneficiando os indivíduos com deficiências”, ajuíza Emília Gama.

Palestrantes

Com um time que pretende apresentar os direitos das pessoas com deficiência e cases de sucesso, além de dividir experiências, as palestras do Inclusion certamente irão mudar realidades. Nomes como Inez Scallon do Internacional Inclusion representante da ONU, fará a palestra de abertura: “CIF e Convenção da ONU: compreendendo as interfaces para compreender os direitos”.

Marta Gil, responsável pela elaboração da Metodologia SESI/SENAI de Gestão da Inclusão na Indústria e Flávia Cortinovis, idealizadora do projeto Beleza em todas as suas formas no Brasil e no exterior em parceria com a Alfaparf Group, participam de uma mesa redonda.

Com o tema “Educador, Você Está Preparado Para a Educação Inclusiva?”, o educador espanhol Miguel Lopez fará uma abordagem dirigida aos professores. O empreendedor social, escritor e diretor do filme e projeto Cromossomo 21, Alex Duarte, abordará “Gestão emocional: Suas emoções a seu favor”. “Cuidando do Cuidador” será o tema discorrido por Mônica Xavier, capacitada pelo Massachusetts Down Syndrome Congress, tem especialização em acolhimento de famílias que recebem um bebê em situação de vulnerabilidade física.

A mesa redonda “Turismo Acessível e Lucrativo”, será o tema de Mosana Cavalcanti (autora do projeto Praia sem Barreiras) e Bruno Ribeiro (Primeiro Down turismólogo do país).

A “Casa Adaptada - Acessibilidade e Autonomia” será um dos grandes temas do evento, participam Flávia Poppe, Doutora em Administração Pública na Universidade de Buenos Aires e Hamilton Oliveira, Tetraplégico C6/C7, que falará como alcançou sua independência, tornando-se ativista e empreendedor. Outras oficinas e palestras acontecerão simultaneamente, o evento será encerrado com o Luau acessível.

Fontes: Tribuna Hoje - inclusaodiferente.net

Nenhum comentário: