sábado, 27 de maio de 2017

Detalhes do novo tratamento que fez um paraplégico voltar a andar! - Veja o vídeo

Resultado de imagem para Detalhes do novo tratamento que fez um paraplégico voltar a andar!

por Paulo Oliveira

Creio que não fui o único cadeirante a ficar curioso com essa nova pesquisa, não é para menos, né?

Para saciar minha sede de conhecimento sobre esse possível milagre científico, fiz uma pesquisa em grandes portais científicos. sou muito ansioso, e não quis esperar para ver apenas o lado bonito da “cura” no fantástico.




Então as perguntas que fiz a mim mesmo vou deixa-las logo a baixo e já com as respostas encontradas.

01-ISSO É UM TRATAMENTO COM CÉLULAS-TRONCO?

Estas não são as mesmas células, como as células-tronco embrionárias humanas. Até hoje nenhum paraplégico voltou a andar de fato com apenas esse tratamento e nem mesmo com combinações de outras “técnicas”.

02-COMO É FEITA ESSA NOVA TÉCNICA?

São usadas as células olfativas ensheathing (OECs), são as células que regenera o sentido do olfato, quando as células nervosas do nariz estão danificadas. Essas células são injetadas acima e abaixo da lesão, estão utilizado tecido nervoso retirado do tornozelo para atuar como uma ponte entre os nervos.

03-QUAL O MOTIVO DA LESÃO DESTE PARAPLÉGICO?

NOME: Darek Fidyka
IDADE: 40 anos
MOTIVO DA LESÃO: Ataque com arma branca (faca)
TEMPO DE LESÃO: Quatro anos
GRAVIDADE DA LESÃO: Abertura de oito milímetros no canal da medula

04-QUAIS AS MELHORIAS QUE ELE TEVE?

Alem de conseguir andar com andador, com muletas o Darek Fidyka também recuperou a sensibilidade parcial das pernas, a sensação da bexiga, controle do intestino e o controle na função sexual.

05-QUANTO TEMPO DEMOROU PARA APARECER ESSAS MELHORIAS?

Darek Fidyka teve os primeiros sinais de recuperação depois de três meses do transplante, depois de dois anos com ajuda de terapeutas conseguiu os feitos citados acima.

06-ESSE É O TÃO ESPERADO E DESEJADO MILAGRE CIENTÍFICO?

Não. Esse foi apenas o primeiro teste realizado, não tem como afirmar e MUITO menos disponibilizar esse milagre para todos!

07-ESSE POSSÍVEL AVANÇO FOI RECONHECIDO NO MEIO CIENTÍFICO?

Em vários sites do meio cientifico que eu li matérias sobre esse assunto, tem críticas sobre essa abordagem: Feito mais importante que o primeiro passo do homem na lua.

A nossa recuperação não é menos importante, mas sim pela lesão parcial do Darek Fidyka. Ele não teve o rompimento total do canal da medula, o corte foi de oito milímetros e ficaram dois milímetros de tecido intacto.

Dr. Barth, Professor e Presidente da cirurgia neurológica na Universidade do Sistema de Saúde em Miami, ecoou esse sentimento: “Eles têm um paciente que fez e teve melhorias e isso é maravilhoso, mas se você não pode reproduzi-lo, não é real. Não estou convencido de que este é um grande avanço, definitivamente não é a resposta para todos ou mesmo a todos com a mesma lesão, até que tenhamos mais exemplos com mais de um paciente.” disse à CNN.

08-QUEM TEM MAIS BENEFÍCIOS COM TRATAMENTOS DE CÉLULAS-TRONCO OU TÉCNICAS SIMILARES?

Estudos de laboratório mostraram recuperação muito mais significativa em pacientes cuja medula espinhal foi apenas, parcialmente cortada.


É isso turma, consegui tirar minhas dúvidas e espero ter tirado as de vocês também!

Nenhum comentário: