sábado, 6 de maio de 2017

Medalhista dos Jogos Rio 2016 migra do futebol de 7 para o atletismo e faz estreia no Circuito Loterias Caixa

Por CPB

Daniel Zappe/CPB/MPIX
Imagem

A etapa regional Rio-Sul do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação, que será disputada neste fim de semana, 6 e 7, no Rio de Janeiro, será a estreia de um medalhista paralímpico dos Jogos Rio 2016 no atletismo. Wanderson Oliveira, um dos mais habilidosos jogadores da Seleção Brasileira de futebol de 7 (atletas com paralisia cerebral), tentará repetir o sucesso dos campos nas provas de velocidade da competição regional.

O meia da Seleção está inscrito nos 100m, 200m e 400m da classe T38 e ainda não sabe o que esperar das provas. Há pouco mais de um mês treinando com mais intensidade, Wanderson ainda está se adaptando à nova modalidade, mas acredita que será uma boa experiência. "É bem mais difícil do que imaginei. os treinos são bem intensos e sinto que ainda preciso aprender muita coisa. Fico com aquela ansiedade de uma estreia, mas vou me soltar para fazer essas provas", analisou.

O jogador não será o primeiro a migrar do futebol de 7 para o atletismo. Os exemplos, aliás, são bem positivos. Mateus Evangelista e Fábio Bordignon são dois ex-jogadores que passaram para o atletismo e conquistaram medalhas nos Jogos Rio 2016. Mateus chegou a disputar o Parapan de Jovens, em 2009, com a Seleção de futebol, mas anos depois, passou a se dedicar só ao atletismo e, no Rio, levou a prata nos salto em distância T37. Fábio, por sua vez, atuou nos campos até 2014. Com muita dedicação ao novo esporte, em pouco mais de um ano chegou à Seleção de atletismo e conquistou a prata nos 100m e nos 200m T35 no Rio.

"Já treinei com o Mateus e com o Fábio e fiquei feliz em ver que se destacam agora no atletismo. O Fábio está me ajudando muito nessa minha adaptação, me deu dicas para a hora da prova e espero ter o sucesso que eles dois tiveram", contou Wanderson.

A etapa Rio-Sul do Circuito terá provas de atletismo e natação. As duas modalidades têm disputas no sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e no domingo, das 8h às 12h. O evento será realizado no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), às margens da avenida Brasil, no bairro da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias da Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Patrocínios
A equipe brasileira de atletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.

A equipe de natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação - fase regional Rio-Sul
Data: 6 e 7 de maio
Local: Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) - Avenida Brasil, 10590 - Penha - Rio de Janeiro
Horários: Sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e domingo, das 8h às 12h

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: