sábado, 27 de maio de 2017

Mundiais esquentam disputas da primeira fase nacional do Circuito Loterias Caixa

Por CPB

Imagem

O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, vai receber a partir da próxima sexta-feira, 2, a primeira fase nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação. A competição contará com os melhores atletas do país e terá um aditivo motivacional, que é a proximidade dos Mundiais das três modalidades, no segundo semestre. Ao todo, serão 654 atletas brigando por medalhas nas três disciplinas. As disputas se estendem até o domingo, 4.

Modalidade com maior número de inscritos (322), o atletismo tem nesta etapa nacional do Circuito a última oportunidade de garantir a vaga na delegação brasileira que participará do Mundial da modalidade, em Londres, de 14 a 23 de julho.

De abril para cá, quando os atletas começaram a lutar pelas vagas na equipe, 13 deles já conseguiram atingir o índice A e carimbaram o passaporte para o Mundial de Londres. Além destes, outros 10 fizeram o índice B e ficaram muito perto de integrar o time do Brasil. Nomes como Yohansson Nascimento, Alan Fonteles, Lorena Spoladore ainda não confirmaram a vaga e devem elevar o nível nesta etapa do Circuito Loterias Caixa para garantir lugar na Seleção em Londres. O CPB pretende levar 25 atletas e estabeleceu índices fortes, para que todos cheguem com chances de medalha.

Na natação, os competidores também estão atentos aos critérios estabelecidos pela comissão técnica. Os nadadores ainda terão outras chances para confirmar a vaga na Seleção, como etapas da World Series do Comitê Paralímpico Internacional, que já estão em curso, na Europa e Estados Unidos, e a segunda fase nacional do Circuito. O Mundial da modalidade começa no final de setembro, na Cidade do México, e, até o momento, 13 nadadores já se garantiram na mais importante competição do ano.

O halterofilismo também terá o Mundial disputado na Cidade do México, no final de setembro. Na modalidade, nove brasileiros já garantiram a vaga, dentro dos requisitos estipulados pela comissão técnica. Ainda há, contudo, chances de convocação, de acordo com critérios do CPB, que levam em consideração o potencial de evolução de cada competidor.

O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Patrocínios
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
As equipes de natação e halterofilismo têm patrocínio das Loterias Caixa.

Time São Paulo
Os atletas Yohansson do Nascimento e Lorena Spoladore são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 56 atletas e nove atletas-guia de 10 modalidades.

Fonte: cpb.org.br

Nenhum comentário: